21/09/2023 às 22h12min - Atualizada em 23/09/2023 às 00h04min

Quais as principais dificuldades enfrentadas pelas empresas tradicionais ao tentar implementar inovação no dia a dia?

* Por Denis Ferrari

PiaR Group
Divulgação
Quando falamos sobre uma empresa tradicional que está implementando a inovação, é necessário entender as prioridades, o grau de relevância   para o negócio e contar com a participação dos colaboradores, que estejam de fato engajados. Isso é algo muito particular em uma gestão ambidestra, capaz de equilibrar a teoria inovadora com ações que são de fato operacionais.

Dentro da gestão ambidestra, é importante ter em mente alguns horizontes, sendo o primeiro deles a melhoria da empresa. Por isso, é de extrema importância que os colaboradores conversem entre si para entender como eles podem alcançar as metas estabelecidas, pois isso é sinônimo de inovação. Assim, é possível otimizar o trabalho e alterar radicalmente o planejamento das companhias. Na gestão tradicional, é normal que o esforço seja o foco, e não a eficiência. Por isso, é importante entender o que é relevante e quais são os indicadores atuais; a partir desse ponto, é possível gerar a transformação dos negócios. 


Atrelado ao objetivo da empresa, é preciso que o cliente também tenha uma atenção especial. É importante que o empreendedor faça perguntas para conhecer e compreender seus problemas, pois os produtos úteis e revolucionários são criados a partir do momento que as empresas entendem a dor das pessoas que consomem seu trabalho.

Outro horizonte que deve ser viabilizado é o olhar para o futuro e tendências. As pessoas estão mudando e, consequentemente, o mercado também e por isso, uma pergunta deve ser feita: como resolver isso? É preciso olhar para mais longe e entender como será possível se adaptar ao movimento de consumo, estimulando a criação de ideias e projetos relevantes.

A inovação também está voltada à cultura e é necessário estimular sua criação, pois só assim será possível construir um time engajado que abrace o projeto e melhore a qualidade das ideias e resoluções.  Outro ponto importante a ser mencionado é a respeito do desenvolvimento de hábitos criativos na rotina da empresa, pois quando isso acontece, vira parte do dia a dia dos colaboradores participar ativamente do problema e discutir as eventuais soluções.

Ainda sobre a cultura de inovação, é preciso desenvolver crenças. Ou seja, caso a equipe não acredite no projeto, será muito difícil criar ideias inovadoras que poderiam ser revolucionárias. Dessa forma, é necessário que as empresas criem ações que reforcem a credibilidade que um colaborador tem naquele local.

Com a junção da gestão ambidestra com a cultura de inovação, é possível gerar bons frutos, estes que serão notados pelos clientes. Pode não ser a parte mais complexa, mas precisa da mesma atenção, a começar pela falta de know-how e método: como é possível entender o que criar, validar e decidir em quais projetos investir? É preciso ter uma noção clara de como executar essa parte.

Outro ponto é a falta de tempo dos líderes. De nada adianta estimular a criação de projetos, se não terão tempo de trabalhar nas iniciativas. Essa é uma parte muito desafiadora, pois é necessário equilibrar as prioridades e continuar incentivando o time em suas habilidades e criatividade.

Aqui, a gestão de meta e recompensa também deve ser levada em consideração. Um líder não pode colocar uma meta para o esforço dos colaboradores, pois está ligada aos hábitos de uma empresa; essa parte está relacionada à construção de uma rotina em que as ideias tenham espaço e qualidade, e que sejam de fato resolvidas e não criadas apenas visando uma recompensa.

Com uma organização ambidestra, é possível construir uma base forte para implementar a inovação em uma empresa tradicional. Com as exigências do mercado, inovar passou a ser uma necessidade e é preciso que desafios sejam enfrentados para chegar em um objetivo.

* Denis Ferrari, é CEO da Azys, primeira aceleradora de inovação independente do Brasil e possui canal de vídeos no Youtube sobre inovação, empreendedorismo, startup
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia