22/09/2023 às 08h48min - Atualizada em 22/09/2023 às 08h48min

Entenda por que o Brasil passa por onda de calor recorde em pleno inverno

Altas temperaturas registradas nos últimos dias são causadas por massa de ar quente que passa pelo país; Inmet emitiu alerta de ‘grande perigo’ em nove Estados

AB Notícia News
Jovem Pan
YURI MURAKAMI/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Nos últimos dias, o Brasil sem sido atingido por uma forte onda de calor fora de época. Mesmo estando no inverno, o país registrou temperaturas acima dos 30ºC em diversas localidades, com alguns pontos com termômetros superando a marca de 40ºC. O pico da onda de calor deve acontecer neste fim de semana, quando começa a primavera. Cidades como Cuiabá (MT), Rio de Janeiro (RJ) e Palmas (TO) estão entre as capitais que devem ser mais atingidas pela onda de calor, com expectativa de mais de 40ºC. Em meio ao aumento das temperaturas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de “grande perigo” em nove Estados. São eles: Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins. A presença do calor fora de época tem causado confusão entre a população, já que, historicamente, as médias de temperatura costumam ficar abaixo do que está sendo registrado neste mês.

Segundo o Inmet, a onda de calor é causada por condições favoráveis, como o tempo predominantemente seco e a subsidência atmosférica, que ocorre quando a pressão atmosférica entre os níveis médios e a superfície aumenta e inibe o desenvolvimento de nebulosidade e gera o aumento da temperatura da massa de ar. “A configuração de um bloqueio atmosférico relacionado a este padrão de subsidência com o escoamento dos ventos em níveis superiores da atmosfera garante a persistência da onda de calor”, diz o Inmet. Por sua vez, o Centro de Gerenciamento de Emergências de São Paulo (CGE-SP) afirmou que uma massa de ar quente se espalhou pelo país e está parada, causando o bloqueio atmosférico citado pelo Inmet. De acrdo com o CGE, a massa de ar quente é responsável por gerar “um bloqueio atmosférico que impede a livre passagem das frentes frias e outros sistemas meteorológicos que provocam chuva”.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia