20/09/2023 às 09h32min - Atualizada em 20/09/2023 às 09h32min

Falta de peças faz motoristas aguardarem meses para tirar os carros das oficinas

Mais de 500 mil carros deixaram de ser produzidos no Brasil nos últimos dois anos; guerra da Ucrânia é um dos motivos.

AB Notícia News
g1
Reprodução/Bom Dia Brasil

A falta de peças para carros está fazendo com que motoristas aguardem meses para conseguir tirar o veículo da oficina. O problema preocupa também os mecânicos e as seguradoras, que já não sabem o que fazer para lidar com a questão.

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Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), essa falta de peças ainda é reflexo da escassez de matérias primas que prejudicou a produção de componentes como borracha e plástico durante a pandemia. E com a guerra na Ucrânia, a situação ficou ainda mais grave – principalmente no setor de componentes eletrônicos.

 

Por conta da falta de peças, a Anfavea diz que em 2021 ao menos 370 mil veículos deixaram de ser produzidos no Brasil. No ano passado, ainda, foram cerca de 200 mil.

 

De acordo com Antônio Fiola, presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios, muitas peças são produzidas exclusivamente pelas fabricantes dos veículos. E como muitas montadoras fecharam turnos de trabalho este ano, as peças viraram raridade. Com isso, vários setores são prejudicados.

“Eu acho que uma solução imediata é as montadoras retomarem os volumes de produção para poder suprir o mercado, porque vamos entrar na fase de primavera e verão, chuvas, e aí o movimento nas oficinas de colisão vai aumentar. O carro está parado dentro da oficina, não posso colocar outro no lugar dele, está tendo prejuízo, o dono do carro não pode utilizar o veículo, muitas vezes a seguradora tem que arcar com o carro reserva e a montadora é a única que não é afetada”, explicou.

 

O impacto foi sentido também pelas seguradoras. Segundo Marcelo Sebastião, presidente da entidade que representa o setor, hoje a falta de peça atinge entre 10% e 15% dos carros que vão pra oficinas mecânicas. Se o problema continuar, o consumidor poderá pagar mais caro pelo serviço.

“Caso o mercado não se normalize, de fato é uma preocupação. Porque essa condição acaba indo para o preço do seguro, e de fato isso encarece para o consumidor porque você coloca no preço a demora da entrega e suas consequências, aumento de prazo de carro reserva e até relacionado à linha de atendimento ao consumidor, para que a gente possa cumprir prazos e fazer a entrega do carro conforme ele espera”, argumentou.


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