15/09/2023 às 09h28min - Atualizada em 15/09/2023 às 09h28min

Solidariedade expulsa advogado do 8/1 que atacou ministros do STF e confundiu 'O Príncipe' com 'O Pequeno Príncipe'

Em decisão, partido afirmou que Hery Kattwinkel protagonizou 'grotesco espetáculo' de ataques aos ministros do STF e propagou discurso de ódio. Cliente do advogado foi condenado a 14 anos de prisão.

AB Notícia News
g1
TV Justiça

Solidariedade expulsou do partido o advogado Hery Kattwinkel, que defendeu um dos réus condenados pelos ataques golpistas de 8 de janeiro, nesta quinta-feira (14). Segundo o partido, o advogado atacou ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e endossou discurso de ódio.

️O grupo antigo será desativado. Mesmo que você já faça parte da nossa comunidade, é preciso se inscrever novamente.

Kattwinkel atuou na defesa de Thiago de Assis Mathar, que foi condenado a 14 anos de prisão por crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e deterioração do patrimônio tombado.

 

Ao defender Thiago na tribuna do STF, o advogado negou as acusações e disse que o réu havia entrado no Palácio do Planalto para se proteger do quebra-quebra. No entanto, Kattwinkel também usou o tempo que tinha para atacar a Corte e divulgar fake news sobre os ministros.

A fala de Kattwinkel foi rebatida pelo ministro Alexandre de Moraes, que afirmou ser "patético e medíocre" um advogado subir até a tribuna do STF para propagar discurso de ódio.

Após o episódio, o Solidariedade, partido ao qual o advogado era filiado, tomou a decisão de expulsá-lo. Segundo o partido, Kattwinkel usou falas ofensivas e desrespeitosas contra o STF.

"O Sr. Hery Waldir Kattwinkel Júnior ocupou a tribuna do Supremo Tribunal Federal para protagonizar um grotesco espetáculo de ataques aos Ministros do Supremo Tribunal Federal, verbalizando e endossando o discurso de ódio, não raro permeado de fake news, que contaminou parte da sociedade brasileira", diz a nota do partido.

Ainda de acordo com a decisão, a sustentação oral do advogado na tribuna do STF se assemelhou a um discurso político "em evidente atuação performática para gerar engajamento nas hostes radicais da política brasileira".

O Solidariedade afirmou que a atuação do advogado se mostrou incompatível com a linha do partido.

 

"Deliberamos pela expulsão do membro, reiterando o nosso respeito às leis brasileira, nosso compromisso com a Democracia e o respeito as instituições públicas brasileiras", publicou em nota.

 

Gafe literária

 

Outro ponto alvo de controvérsia durante o discurso de Kattwinkel no STF foi a confusão que ele fez entre as obras "O Príncipe", de Nicolau Maquiavel, e "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry.

 

"Diz 'O Pequeno Príncipe', os fins justificam os meios", afirmou o advogado.

 

A gafe também foi rebatida pelo ministro Alexandre de Moares, que afirmou que o advogado estava se esquecendo da defesa do cliente para fazer "discursinho" para as redes sociais.

"Realmente é muito triste (...) confundiu 'O Príncipe', de Maquiavel, com 'O Pequeno Príncipe', de Antoine de Saint-Exupéry, que são obras que não têm absolutamente nada a ver", afirmou Moraes.

Além disso, a frase usada por Kattwinkel, embora seja geralmente creditada ao "O Príncipe", não consta na obra. Na verdade, a famosa frase é atribuída ao poeta romano Ovídio, na obra Heroides.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia