13/09/2023 às 12h24min - Atualizada em 13/09/2023 às 12h24min

Banido pela Fifa, Gabriel Tota disputa torneios de futebol amador em Minas Gerais

Jogador de 21 anos atua pelo Amador de Uberlândia e no Campeonato Regional de Patos. Ele é um dos atletas punidos na Operação Penalidade Máxima por manipulação de apostas

AB Notícia News
Globo Esporte
Rafa Gomes Art
Um dos atletas banidos do futebol pela FifaGabriel Tota segue jogando, mas no futebol amador. O meia de 21 anos está disputando - e se destacando - em duas competições no interior de Minas Gerais: o Campeonato Regional de Patos e o Campeonato Amador de Uberlândia
 

Gabriel Tota é um dos atletas punidos no Brasil por manipularem partidas de futebol em um esquema ilegal descoberto na Operação Penalidade Máxima. Além dele, Ygor Catatau e Matheus Gomes tiveram os banimentos ratificados pela entidade máxima do futebol - a decisão já havia sido tomada pelo STJD.

 

 

ge Triângulo entrou em contato com o meia que ainda não respondeu às perguntas. Na página do atleta no Instagram, porém, Tota postou na noite de terça-feira: "Logo irei me pronunciar".

 

Futebol amador

 

 

Gabriel Tota fechou com o Paranaíba, de Carmo do Paranaíba, no dia 22 de agosto para disputar o fim da primeira fase do Regional de Patos de Minas, um dos mais tradicionais torneios de times amadores da região. O atleta tem sido um dos destaques do time que se classificou para semifinal do competição

 

O atleta tem postado os gols com a camisa do clube nas redes sociais. O Galinho Carmense tem no grupo outros atletas que passaram pelo futebol profissional, como Giulliano, que foi goleiro do Uberaba e campeão do interior do Campeonato Mineiro com a URT.

 

 

 

Gabriel Tota também disputa o Campeonato Amador de Uberlândia pelo Unisport. Ele chegou ao clube em agosto. Recentemente, o time de Uberlândia postou um gol de falta marcado pelo meia.

 

 

Banimento

 

 

Gabriel Tota, que jogou a Série A do Brasileirão do ano passado pelo Juventude, está banido do futebol por envolvimento no escândalo de manipulação de partidas em um esquema ilegal que ocasionou na Operação Penalidade Máxima, investigação do Ministério Público de Goiás, que descobriu um esquema de fraudes para favorecer apostadores.

 

As punições, a princípio, se restringiam ao território nacional, sob jurisdição do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). A pedido da CBF, a Fifa analisou os casos e decidiu pela extensão das punições a todas as federações filiadas à entidade.

 

 

 

De acordo com as investigações, o meia aliciava companheiros de clube por intermédio dos apostadores. Entre os casos investigados, está a promessa de pagamento de R$ 60 mil e R$ 50 mil para que um dos jogadores do clube gaúcho fosse punido com cartão amarelo nas partidas Juventude x Fortaleza e Goiás x Juventude, respectivamente, pela Série A do Campeonato Brasileiro.

 

 

A Fifa listou 11 atletas que tiveram suspensões determinadas por tribunais esportivos brasileiros com penas que variam de 360 dias de gancho a banimento do esporte.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia