11/09/2023 às 11h39min - Atualizada em 12/09/2023 às 00h24min

Embrapa participa da primeira edição da VICTAM LatAm 2023

Entidade apresentará programação exclusiva com foco na indústria de nutrição animal no congresso que será realizado de 3 a 5 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo

Yara Lucia Provatti de Lima
https://victamlatam.com/pt-br/
Victam Latam 2023

Empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) participará da VICTAM LatAm 2023, como curadora responsável pelo programa de uma das conferências que abordará as oportunidades de negócios nas cadeias de proteína animal (gado de leite, gado de corte, suínos, caprinos e ovinos), nas cadeias de aves e peixes, nutrição animal e grãos (soja, milho e sorgo).

Na VICTAM LatAm, realizada de 3 a 5 de outubro de 2023 no Expo Center Norte, em São Paulo, a EMBRAPA reforça o objetivo de estar em permanente diálogo com produtores, organizações científicas e lideranças do Estado e da sociedade civil. A programação da Embrapa será no dia 3 de outubro, a partir das 13h.

O foco das discussões propostas pela EMBRAPA será sobre as oportunidades de negócios nas cadeias de proteína animal, nutrição animal e grãos, com a participação do pesquisador da Diretoria de Negócios da EMBRAPA e Supervisor de Atração de Investimento da Gerência de Parcerias, Vitor Del Alamo Guarda.

Outro debate envolve as oportunidades na cadeia da soja, com o pesquisador da EMBRAPA Soja e ex-presidente da ABRAPOS (Associação Brasileira de Pós-Colheita de Grãos) - gestão 2015-2018, Marcelo Alvares de Oliveira; e as oportunidades na cadeia de milho e sorgo, com o pesquisador da EMBRAPA Milho e Sorgo e membro da diretoria da Associação Brasileira de Pós-colheita (Abrapós), Marco Aurélio Guerra Pimentel.

Serão também avaliadas as oportunidades nas cadeias de proteína e nutrição animal para ruminantes, com a participação da pesquisadora da EMBRAPA Gado de Leite e Responsável Técnica do Laboratório Multiusuário de Bioeficiência e Sustentabilidade da Pecuária da EMBRAPA, Mariana Magalhães Campos; do pesquisador da EMBRAPA Pecuária Sudeste, membro da equipe do Centro de Inteligência da Carne Bovina (CICarne) e conselheiro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), Sérgio Raposo de Medeiros; e do pesquisador da EMBRAPA Caprinos e Ovinos, Marcos Cláudio Pinheiro Rogério.

E, finalmente, entram na programação as oportunidades nas cadeias de proteína e nutrição animal para monogástricos e peixes, com pesquisador e chefe-geral da EMBRAPA Suínos e Aves, Everton Luis Krabbe, e a pesquisadora da EMBRAPA Pesca e Aquicultura, Ana Paula Oeda Rodrigues.

 

Geração de negócios

Para o diretor geral da VICTAM Corporation, Sebas van den Ende, contar com a participação de órgãos como a EMBRAPA nesta que é a primeira edição da VICTAM LatAm é de extrema importância “para que os participantes nacionais e internacionais tenham a oportunidade de compreender em detalhe o potencial das oportunidades do mercado e a relevância da América Latina nesse cenário”, afirma.

A Victam Corporation, que há mais de 60 anos responde pelos maiores eventos do mundo dedicados às indústrias de nutrição animal, que inclui pet foods, aqua feed (piscicultura), avicultura, ruminantes e animais de grande porte, além de setor de processamento de grãos, realizados na Holanda, Turquia e Tailândia, lança a primeira edição da VICTAM LatAm, de 3 a 5 de outubro de 2023 no Expo Center Norte, em São Paulo.

 

Cenário de oportunidades

Segundo o 10º levantamento de grãos divulgado recentemente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil terá em 2023 a maior safra de grãos já produzida. O volume da produção brasileira de grãos deverá atingir 317,6 milhões de toneladas na safra 2022/2023, um crescimento de 16,5% ou 44,9 milhões de toneladas acima da safra 2021/22.

Em outra pesquisa, feita pela EMBRAPA, o Brasil continua na quarta posição na produção mundial de grãos (arroz, cevada, milho, soja e trigo). A China, que mantém a primeira colocação no ranking, viu cair a produção em 2,83%. Já os Estados Unidos, que estão na vice-liderança, observaram crescimento de 1,02%. O ranking é composto ainda por Índia, em 4º lugar, seguida por México, Rússia, Espanha, Vietnã, Argentina e Alemanha.

Já no segmento de rações para animais, o Brasil vem registrando taxas anuais de crescimento e a tendência é positiva. De acordo ao Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), a expectativa é de crescimento entre 2% e 3% em 2023, com resultados que apontam para a produção de 82 milhões de toneladas de ração.

Neste contexto, o objetivo dos organizadores da VICTAM LatAm 2023 é abrir um espaço dedicado ao mercado latino-americano para negócios neste setor, se tornando um acesso direto para os expositores globais à promissora região. Além disso, o evento será o local ideal para que os profissionais de destaque no setor possam compartilhar conhecimentos e tecnologias voltados ao desenvolvimento da cadeia de valor da nutrição animal. Além de promover oportunidades de colaboração e networking entre os profissionais e empresas da área.

“A América Latina tem um importante papel no cenário mundial de nutrição animal e processamento de grãos e, dessa forma, depois firmarmos nossos eventos na Europa, Oriente e Ásia, nada mais natural do que estarmos presentes para alavancar ainda mais o setor nessa região”, afirma Sebas van den Ende.

Segundo o executivo, a entrada no mercado latino-americano contará com o apoio das empresas consideradas “Membros Fundadores”: Andritz, CMP, Famsun, Wenger e Zheng Chang. “A participação dessas grandes companhias nessa iniciativa será de grande importância para o cumprimento de nosso objetivo, que é o de tornar a VICTAM LatAm o principal catalisador de negócios voltados ao processamento de grãos e à nutrição animal”, comenta Sebas van den Ende.

Com cerca de 10.000 m2 de área de exposição no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo, o evento conta com a participação de mais 250 marcas nacionais e internacionais, entre elas, grandes nomes como Buhler, AGI, Evonik, Van Aarsen, Ferraz Máquinas, Kahl, Vantec, Equitec, já confirmaram sua participação, sendo 50% dos expositores estrangeiros.

Para o managing director da Interlink Exhibitions, Cassiano Facchinetti, promotora do evento no Brasil, a VICTAM LatAm 2023 chega para oferecer aos visitantes da América Latina as principais inovações e novas tecnologias que expositores das áreas de equipamentos, silos, máquinas, ingredientes e aditivos levarão ao evento. “Desenvolver ainda mais o potencial do mercado latino-americano, alavancando a produtividade, eficiência e a competitividade por meio da inovação e da tecnologia é o foco desse grande evento”, comenta Facchinetti.

 

Parcerias

Em paralelo à VICTAM LatAm 2023, será realizado o GRAPAS LatAm, evento dedicado à moagem e ao processamento de grãos, arroz, soja e farinhas. Na versão latino-americana, a VICTAM faz parceria com a associação norte-americana de processamento e manuseio de grãos GEAPS (Grain Elevator and Processing Society), que lança seu evento em um espaço compartilhado com VICTAM e GRAPAS. Juntos, os três eventos formam a plataforma ideal para as indústrias de nutrição animal e processamento de grãos na América Latina.

Além disso, a VICTAM LatAm conta também com parcerias de associações brasileiras, como a ABIAM, ABIEC, ABPA, ABRA, AQUABIO e Peixes BR, sem falar de parceiros internacionais, como GMP+, Misset, Perendale, RTRS, University of Wageningen e WPSA. 

 

Congresso e conferências

A VICTAM LatAm 2023 oferecerá ao visitante, além da área de exposição, um programa de conferências com seminários, workshops e debates. “A intenção é que o visitante da VICTAM LatAm 2023 tenha uma experiência completa em termos de inovação, tecnologia, conhecimento, networking e a possibilidade de efetivar negócios”, diz Sebas van den Ende.

Com o apoio da rede de contatos da VICTAM Corporation em tecnologia de ração e processamento de ração animal, juntamente com a rede da GEAPS no manuseio de grãos, será realizada a Conferência Clear Focus, com seminários, workshops e mesas redondas. “O fato de fortes associações brasileiras e argentinas usarem a plataforma para sediarem a conferência é uma ferramenta importante para atrair visitantes do Brasil e países vizinhos. Além disso, vários expositores aproveitarão para organizar um seminário técnico”, explica o executivo.

Já a parceria com a Universidade de Wageningen, localizada na Holanda e apoiada pela Fundação VICTAM, realizará o 3º Congresso Internacional de Tecnologia de Alimentos (IFTC) durante o evento. O objetivo é que o IFTC 2023 reúna estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da indústria para a troca de conhecimentos e experiências, o compartilhamento de desenvolvimentos técnicos e científicos nas áreas de tecnologia de alimentação animal e para o fomento da discussão sobre os resultados mais recentes. “O foco, claro, é fornecer um veículo para aprimorar a cooperação entre a indústria e as instituições de pesquisa e permitir a criação de projetos inovadores e colaborações”, explica Sebas van den Ende.

O congresso terá apresentações temáticas de palestrantes internacionais do Brasil, Chile e Uruguai, que envolverão a nutrição animal, a tecnologia alimentar na Europa, os desenvolvimentos recentes na nutrição de suínos e aves, os desafios para a pecuária leiteira sul-americana, o controle de micotoxinas, a segurança alimentar na América do Sul, entre outros.
 

Serviço: VICTAM LatAM 2023

Quando: de 3 a 5 de outubro.

Local: Expo Center Norte - pavilhão vermelho.

Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme - São Paulo/SP.

Horários:

Conferências e Seminários: de 9h às 16h;

Exposição: de 12h às 19h.

Informações: https://victamlatam.com/pt-br/

 

Sobre a VICTAM

Os eventos VICTAM são de propriedade da Fundação VICTAM, que é uma organização holandesa sem fins lucrativos datada de 1964. O objetivo da Fundação é fornecer apoio financeiro para projetos inovadores a candidatos sem fins lucrativos, como institutos, universidades e faculdades. Além disso, a concessão de bolsas individuais. A Fundação busca contribuições positivas para o desenvolvimento tecnológico de setores industriais na moagem de grãos e outras matérias-primas no sentido mais amplo da palavra e na produção de ração animal e alimentos para humanos. Em 1965, a primeira exposição VICTAM foi organizada em Utrecht, na Holanda. O primeiro evento em Bangkok, na Tailândia, foi lançado em 1994 e em Istambul, na Turquia, em 2021. Saiba mais: https://victamlatam.com/pt-br/
 

Sobre a Interlink Exhibitions:

A equipe da Interlink Exhibitions possui mais de 25 anos de experiência na organização de eventos e congressos técnicos e de negócios no Brasil, América do Sul e no mundo. A empresa atua na concepção, gestão e realização de eventos B2B de alta qualidade para comunidades com foco em networking, geração de negócios e crescimento sustentável de empresas e mercados, e atua como parceira genuína da indústria em vários setores. Saiba mais: https://www.interlinkexhibitions.com/


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia