08/09/2023 às 09h05min - Atualizada em 08/09/2023 às 09h05min

Equipe tenta salvar explorador americano preso em caverna a 1km de profundidade na Turquia

Mais de 150 socorristas preparam operação para retirar norte-americano do local. Especialistas estimam que resgate pode levar mais de 10 dias.

AB Notícia News
g1
Turkish Government Directorate of Communications via AP

Mais de 150 socorristas tentam salvar um norte-americano que passou mal e ficou preso na caverna Morca, situada a cerca de 1 mil metros de profundidade nas montanhas Taurus, no sul da Turquia.

Mark Dickey, de 40 anos, é um explorador veterano e realizava uma expedição com um grupo de outras pessoas quando adoeceu repentinamente e começou sofrer sangramento gastrointestinal, informou a Associação Europeia de Salvadores de Cavernas nesta quinta-feira (7).

"Várias equipes internacionais, incluindo croatas e italianos, estão ajudando nas operações", disse Bulent Genc, chefe da Federação de Espeleologia da Turquia (Tumaf), à Reuters. "[Os especialistas esperam que as operações de resgate] levem 10 dias, mas pode ser menos tempo se o sujeito estiver melhor, ou mais tempo se a situação dele piorar."

 

Yusuf Ogrenecek, da Tumaf, disse à AP que a condição de Dickey se estabilizou e que ele está melhorando. Ainda de acordo com o especialista, o norte-americano está de “bom humor” e os médicos decidirão se ele poderá deixar a caverna em uma maca ou por conta própria.

Marton Kovacs, do Serviço Húngaro de Resgate em Cavernas, disse à AP que a caverna está sendo preparada para remoção segura de Dickey. Passagens estreitas estão sendo alargadas para acomodar uma maca, e o perigo de queda de pedras também está sendo abordado.

As equipes de resgate esperam que a extração possa começar no próximo fim de semana e estimam que o procedimento levará dias. Por isso, pontos de acampamento estão sendo instalados ao longo do caminho para que Dickey e as equipes de resgate possam descansar.

A Tumaf disse que uma linha telefônica foi instalada para que o Dickey possa se comunicar com as equipes do lado de fora. Ainda assim, cada mensagem leva cerca de cinco a sete horas para ser efetuada.

As condições na caverna, que é a terceira maior da Turquia, complicam o resgate. Além de ficar a uma altitude de 2.140 metros, a gruta é bastante fria — a temperatura fica em torno dos 5°C.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia