05/09/2023 às 10h24min - Atualizada em 05/09/2023 às 10h24min

Cid sabia que joias recebidas pelo governo Bolsonaro eram de 'interesse público'

Mensagens de texto e imagens obtidas por investigadores no celular de Cid indicam que o ex-ajudante de ordens estava ciente da Lei que determina que, em caso de venda de itens similares, a União terá preferência.

AB Notícia News
g1
WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), sabia que as joias recebidas pelo governo do ex-presidente em viagens ao exterior eram de interesse público. A Polícia Federal (PF) investiga um possível esquema de venda ilegal desses itens de luxo.

A informação foi revelada pela jornalista Juliana Dal Piva, do UOL, e confirmada pelo blog. Mensagens de texto e imagens obtidas por investigadores no celular de Mauro Cid indicam que o ex-ajudante de ordens estava ciente da Lei 8.394 que determina que, em caso de venda de itens similares, a União terá preferência.

O advogado Fabio Wajngarten, procurado pelo blog, confirma as mensagens em sua integralidade. E diz que o conteúdo demonstra que, àquela altura, ele desconhecia o Rolex —pois tratavam do kit rosé.

 

Além disso, como o blog revelou, a defesa de Bolsonaro vai entregar às autoridades a íntegra das mensagens de Cid com Wajngarten.

As conversas obtidas pela PF aconteceram entre Mauro Cid, Marcelo da Silva Vieira, ex-chefe do Gabinete Adjunto de Documentação Histórica da Presidência da República (setor responsável por gerir o acervo de presentes) e Marcelo Costa Câmara, assessor especial de Bolsonaro durante o mandato.

Leia Mais

Para a PF, as mensagens deixam claro que “além da existência de um esquema de peculato (desvio de recursos públicos)", Câmara e Cid tinham "plena ciência das restrições legais da venda dos bens no exterior".

A defesa de Bolsonaro, repetidamente, afirma que os itens eram privados e pertenciam ao ex-presidente, que acumula contradições sobre o caso das joias.

 

As contradições de Jair Bolsonaro

 

Em 4 de março, Bolsonaro disse não ter pedido presentes e nem recebido. No dia seguinte, disse que itens recebidos iriam para o acervo público.

Meses depois, após a imprensa revelar a existência de pelo menos dois kits com itens de luxo que teriam sido vendidos de maneira ilegal, o ex-presidente disse que "Nada foi extraviado, nada sumiu. Nada foi escondido. Ninguém vendeu nada. Acho que a questão desses três pacotes está resolvida".

 

No dia 18 de agosto, Bolsonaro disse que os itens pertenciam a ele, que eram considerados como “personalíssimos”.

No último dia 31 de agosto, Bolsonaro, a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e outras seis pessoas prestaram depoimento no caso das joias nas sedes da Polícia Federal em Brasília e em São Paulo.

Dessa vez, Bolsonaro ficou em silêncio. Também se calaram Michelle, Marcelo Câmara e o ex-chefe da comunicação do governo Bolsonaro, Fabio Wajngarten.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia