05/09/2023 às 10h19min - Atualizada em 05/09/2023 às 10h19min

Brasil concederá visto temporário ou de residência a moradores de países da CPLP; veja regras

Portaria publicada nesta terça-feira (5) traz normas para que estrangeiros que vivem em países como Portugal e Angola solicitem residência no Brasil. Vistos terão duração de dois anos.

AB Notícia News
g1
Reprodução

Uma portaria publicada pelo Ministério da Justiça nesta terça-feira (5) estabeleceu regras para a concessão de vistos temporários ou de residência para moradores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Os vistos terão duração inicial de dois anos.

A concessão dos vistos faz parte de um acordo assinado pelos países que integram a CPLP em julho de 2021. Atualmente, brasileiros também podem pedir documentos semelhantes em Portugal, por exemplo.

Nove países fazem parte do CPLP. Além do Brasil, o grupo integra Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissal, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

No caso do Brasil, o governo determinou que irá conceder vistos temporários de até dois anos para:

 

 

  • professores;
  • empresários;
  • pesquisadores;
  • agentes culturais, como artistas e atletas;
  • estudantes de intercâmbio;
  • técnicos altamente qualificados.

 

Este tipo de documento deve ser solicitado nas Embaixadas ou Consulados-Gerais do Brasil no país de origem dos interessados.

Já a autorização para residência poderá ser concedida a estrangeiros que já estão no Brasil, independentemente da condição migratória. O visto deverá ser solicitado em uma unidade da Polícia Federal.

O imigrante que deseja receber o visto de residência no Brasil não pode ter registro criminais no país e terá de comprovar meios de subsistência.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia