04/09/2023 às 11h43min - Atualizada em 04/09/2023 às 11h43min

Justiça do Piauí lança robô para automatizar processos e evitar soltura de presos por excesso de prazos

A tecnologia inovadora promete agilizar procedimentos e aumentar eficiência do Judiciário piauiense.

AB Notícia News
g1
Divulgação/TJ-PI

O Tribunal de Justiça do Piauí lançou nessa sexta-feira (1º) o RIC - o Robô de Informações da Corregedoria, que visa à automatização de algumas atividades realizadas pelos servidores da Justiça de primeiro grau. A tecnologia inovadora promete agilizar procedimentos e aumentar eficiência do Judiciário piauiense.

Em sua primeira fase de implementação, o RIC será responsável por cruzar informações levantadas no processo com os prazos de prescrição das tipificações penais. Isso auxiliará os magistrados na tomada de decisões, garantindo que a Justiça seja aplicada dentro dos prazos legais.

O robô também vai auxiliar na verificação de óbitos, acessando as bases de dados de registro para confirmar se alguma das partes envolvidas em um processo judicial faleceu. Isso vai evitar que procedimentos continuem quando uma das partes já não está mais viva.

 

Outra função do RIC será examinar os registros para determinar se já existem processos envolvendo as mesmas partes. Essa função ajudará na identificação de litigância serial, prevenção de conflitos e litispendência, economizando recursos valiosos do Judiciário.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Olímpio Galvão, destacou que o Robô de Informações da Corregedoria-RIC tem o objetivo de tornar os processos que tramitam na Justiça do Piauí mais rápidos e precisos.

"O RIC é um exemplo de como a tecnologia pode ser uma aliada poderosa para tornar nossos processos mais ágeis e precisos. Com essas funcionalidades inovadoras, poderemos prevenir erros e agilizar procedimentos, proporcionando uma Justiça mais eficaz para todos os cidadãos do Piauí", destacou.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia