01/09/2023 às 18h20min - Atualizada em 03/09/2023 às 00h04min

Ex-gestor no iFood e Universidade Boliviana UTEPSA firmam parceria para ensinar empreendedorismo na Bolívia

Inspirar empreendedores bolivianos com práticas de sucesso do Brasil e outros países para aumentar sua rentabilidade, usando tecnologia avançada.

Marcella Izzo
Reprodução

O objetivo é inspirar e aumentar a rentabilidade de empreendedores com empresas em diversos níveis ao longo do tempo com teorias e práticas comprovadamente de sucesso no Brasil e em outros países com ensinamentos replicáveis e rentáveis, com uso de conceitos tecnologicamente avançados na Bolívia.

 

A Universidade Tecnológica Privada de Santa Cruz de la Sierra (UTEPSA) e o empresário e ex-gestor no iFood, Dennis Nakamura, firmaram recentemente um convênio para oferta, ainda em 2023, de cursos de pós-graduação voltada a negócios. Trata-se do Curso de Empreendedorismo na Prática, que tem como objetivo capacitar empresários e futuros empresários do país para o desenvolvimento de negócios, produtos e serviços.

Esta iniciativa de transformação propõe a capacitação de alunos, profissionais do mercado de trabalho, empresários e demais interessados. O objetivo é profissionalizar o empreendedorismo boliviano na busca de soluções diferenciadas, inovadoras, replicáveis e rentáveis, com uso de conceitos e metodologias avançadas e comprovadas.

Segundo Dennis Nakamura, ele viajou algumas vezes para a Bolívia até entender o cenário do mercado e economia boliviana para criar um curso realmente aderente à  cultura empresarial local trazendo exemplos brasileiros e internacionais como casos de sucesso.


Dennis Nakamura e parte da equipe que ajudou a empresa a sair do negativo e atingir a marca de bilhões de dólares por ano

“O curso será uma oportunidade de abrir as janelas para o desenvolvimento de novas ideias e melhoria das empresas que já existem, mas não sabem ao certo quais próximos passos dar. Portanto, é voltado para aqueles que tanto querem iniciar suas empresas ou também empresários que já têm sucesso em seus negócios para reduzirem seus riscos e potencializarem sua rentabilidade. Ao apresentar sua proposta, o aluno já sairá com orientação de como criar essa startup”, disse o Ph.D. e professor Roger Lino, diretor responsável pela Pós-Graduação da UTEPSA.

O curso é aberto com início das inscrições ainda em setembro, com oportunidades para acadêmicos da UTEPSA e comunidade em geral. De acordo com a professora Alejandra Caballero, responsável pelo Centro de Inovação & Empreendedorismo, o projeto proporcionará um complemento necessário na formação dos alunos de graduação e pós-graduação, além de despertar na comunidade o interesse pela profissionalização do seu negócio, mesmo que já seja um negócio milionário.


Segundo o reitor da UTEPSA, eng. Rubén Dabdou: "O empreendedorismo é parte da sociedade boliviana e esta deve se desenvolver com conhecimento e boas práticas, essa parceria institucional com o curso promovido por Dennis Nakamura nos dará as ferramentas fundamentais para que os empresários desenvolvam seus sonhos em ideias e as transforme em um modelo de negócios tangível para reduzir os riscos inerentes dos empreendimentos."

 

Vagas – Na parceria, assinada em agosto, serão realizadas algumas turmas com duração de três meses cada uma.

Os alunos aprovados para o curso terão duas aulas ao vivo para tirarem dúvidas sobre seus projetos e empresas, além de uma mentoria em grupo diretamente com o empresário brasileiro. Também haverão aulas gravadas com o empresário, nas quais será passada a maior parte do conteúdo conceitual. O curso serve os acadêmicos dos cursos de graduação da UTEPSA de qualquer área, bem como de outras instituições de ensino superior da Bolívia.

Também é voltado para a população em geral, incluindo alunos dos ensinos fundamental e médio, acadêmicos que não forem selecionados para as vagas de alunos fixos e profissionais e empresários com empresas de diversos tamanhos.

Lançamento – A previsão de publicação das inscrições para o Curso de Empreendedorismo na Prática é na segunda quinzena de setembro. Nele estarão especificados a programação, cronograma e outras informações relevantes.

Sobre o curso – O Curso de Empreendedorismo na Prática é composto por dez temas, como são chamadas as disciplinas ou módulos do curso, sendo a Módulo 1 mais introdutória; o Módulo 2 – Transformando Ideias em Negócios; o Módulo 3 – Modelos de negócios lucrativos; o Módulo 4 – Modelos de negócios digitais: e-commerce, o Módulo 5 – Modelos de negócios digitais: marketplace, o Módulo 6 – Estratégias e Modelos de Monetização, o Módulo 7 – A sua Marca, o Módulo 8 – Governança Corporativa, o Módulo 9 – Sociedade, e o Módulo 10 – Direito Empresarial Nível 1, totalizando 30 horas atividades teóricas (30%) e práticas (70%). Ao final do curso, o aluno deverá apresentar um Plano de Negócios de um novo empreendimento ou de melhoria para sua empresa atual. Além disso, também serão ensinado finanças empresariais e estruturas de proteção e redução de risco.

As aulas da primeira turma devem iniciar no dia 1º de outubro e serão online assíncronas (gravadas) e datas específicas para os encontros online ao vivo com Dennis Nakamura por meio dos sistemas de ensino da UTEPSA.

Currículo Profissional de Dennis Nakamura

Aos 40 anos, é engenheiro pela USP e especialista em financiamento de projetos com MBA em Empreendedorismo na Nova Era, é cristão e palestrante do TEDx Talk.

Em 2008, ele ajudou a fundar uma ONG para ajudar milhares de estudantes de mais de 9 cidades a descobrir a melhor maneira de seguir carreira.

Ajudou uma e foi sócio de duas empresas de bilhões de dólares. A última foi vendido em 2022 por 6 bilhões de dólares.

Atualmente, ele também é professor de pós-graduação e MBA em diversas universidades públicas e privadas do Brasil, e hoje possui dois cursos próprios de MBA certificados.

Ele é um mentor de negócios e ajuda dezenas de empresas e corporações a melhorar seus negócios por meio de inovação e novas estratégias.

É um dos organizadores do Vale do Genoma no Brasil, tem uma startup de simulação robótica com a NASA, fez a primeira entrega de drones na América Latina em 2019 e tem mais de dez empresas nas áreas de saúde, educação, logística, inovação, criptomoedas e serviços financeiros.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia