31/08/2023 às 07h53min - Atualizada em 02/09/2023 às 00h04min

5 lições de empreendedorismo que a paternidade te traz

Lucas Moreira, CEO por trás da rede Splash Bebidas Urbanas, realiza um comparativo entre ter uma empresa e ser pai

Redação
Nanda Ferreira

É possível realizar um comparativo entre ter uma empresa e ser pai? Os desafios são muitos nas duas funções e para que  o sucesso seja alcançado, em ambas, é preciso muita dedicação, afeto e trabalho. E existem algumas valiosas lições que a experiência da paternidade traz para aqueles que ocupam cargos de liderança nas organizações. 

A história de empreendedorismo de Lucas Moreira, CEO por trás da rede Splash Bebidas Urbanas, encontra suas raízes na expectativa da chegada da sua primeira filha. Foi o anúncio da vinda da filha que inspirou a virada de chave de Lucas e de sua esposa, Brunna Farizel. Determinados a serem presenças constantes na primeira infância da pequena e a adquirirem um controle mais amplo sobre suas agendas, o casal abandonou empregos executivos estáveis e abraçou a jornada do empreendedorismo. 

Hoje, a marca já conta com mais de 112 unidades. E, além de Helena (5 anos), ele também é pai de Sofia (3 anos) e aguarda a chegada do pequeno Enrico. Diante da sua experiência, o empresário compartilha a seguir algumas lições que aprendeu e incorpora em sua rotina empresarial desde que a paternidade entrou em sua vida. Confira:

1. Maturidade necessária para enfrentar os desafios de empreender

“Ser pai me proporcionou um nível inédito de maturidade e resiliência. Lidar com as demandas de uma empresa e as necessidades de crianças pequenas exige uma capacidade única de adaptação e equilíbrio. Aprendi a enfrentar os desafios do empreendedorismo com a serenidade necessária, sabendo que cada obstáculo pode ser superado com paciência e dedicação.”

2. Renovação constante, sempre atento ao que vem por aí. As crianças nos oxigenam com novos saberes

“Observar o mundo através dos olhos das minhas filhas me mostrou a importância da renovação constante nos negócios. Assim como elas absorvem e exploram cada detalhe novo que encontram, como empreendedor, também preciso estar atento às tendências e mudanças que moldam nosso setor. As crianças me ensinaram a abraçar a inovação e a abertura para o novo.”

3. Ter mais empatia com meus defeitos e qualidades, pois me vejo muito nelas

“Ao ver minhas filhas crescerem e desenvolverem suas próprias personalidades, percebi que muitas vezes refletem traços meus, tanto os positivos quanto os negativos. Essa percepção me fez cultivar mais empatia em relação a mim mesmo, reconhecendo que todos temos nossas imperfeições. Isso também se aplica no âmbito empresarial, onde aprendi a ser mais compreensivo com as falhas e limitações da equipe, buscando soluções construtivas em vez de apontar culpados.”

4. Levar uma vida mais leve, com o olhar de criança

“A espontaneidade e a alegria contagiante das minhas filhas me lembraram da importância de manter um olhar de criança sobre a vida. O mundo dos negócios pode ser intenso e desafiador, mas a capacidade de apreciar os pequenos momentos e encontrar alegria nas pequenas coisas é fundamental. Essa leveza influencia minha abordagem como empreendedor, permitindo-me enfrentar as situações com uma perspectiva mais otimista.”

5. Ainda mais disciplina para conciliar o profissional e ter mais tempo de qualidade com elas

“A paternidade me ensinou a valorizar cada momento com minhas filhas e a buscar um equilíbrio saudável entre minha vida profissional e pessoal. A disciplina que desenvolvi para administrar meu tempo e priorizar as atividades mais importantes também se reflete em como administro a Splash. Isso me permite dedicar tempo de qualidade tanto à empresa quanto à minha família, criando uma harmonia que beneficia ambas as áreas.

Em resumo, a paternidade tem sido uma jornada transformadora que enriqueceu minha perspectiva como empreendedor. As lições que aprendi com minhas filhas têm guiado minha abordagem nos negócios, influenciando desde a forma como lido com desafios até a maneira como nutro a inovação e a empatia em minha equipe."


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia