11/12/2019 às 10h25min - Atualizada em 11/12/2019 às 22h25min

Ação de voluntariado retira 36 toneladas de lixo do meio ambiente

Para marcar o Dia Internacional do Voluntariado, a BASF organizou a mobilização para o "Dia D Contra o lixo" em 10 localidades pela América do Sul

DINO
http://www.basf.com
Voluntários coletam lixo em Guaratinguetá (SP)


Aproximadamente 36 toneladas de lixo foram coletadas por cerca de mil voluntários espalhados por toda a América do Sul em 5 e 7 de dezembro. Os eventos foram organizados pela BASF e tiveram adesão de empresas, prefeituras e ONGs comprometidas com a sustentabilidade. A ação marca o Dia Internacional do Voluntário, celebrado em 5 de dezembro.

Colaboradores e parceiros da companhia marcaram presença no evento que ocorreu em pontos críticos de descarte irregular de lixo. No total, 10 cidades localizadas no Brasil, Chile, Peru e Argentina realizaram ações relacionadas ao descarte de resíduos, incluindo limpeza de espaços públicos, retirada dos resíduos descartados de forma indevida no meio ambiente ou, ainda, seu reaproveitamento.

No Peru, aconteceram atividades de educação ambiental com foco na destinação adequada de resíduos em uma instituição social e em suas imediações. Na Argentina, foram 320 kg de lixo coletados. No Chile, foram distribuídos chaveiros produzidos com materiais coletados em ações de limpeza realizadas este ano nas praias pelos voluntários da empresa e ONGs ambientalistas.

Esta ação é aderente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), em sua agenda socioambiental, que definiu os 17 temas humanitários que devem servir como prioridade nas políticas públicas internacionais até 2030.

O Dia D promovido pela BASF atende as ODS número 6,11,12 e 14, que instituem como metas, respectivamente: assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos; tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis; assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis; e conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Compromisso com a sustentabilidade 

Desde sua fundação, a BASF sempre prezou pela proteção ambiental e responsabilidade social e possui como princípio norteador o equilíbrio entre interesses econômicos, ambientais e sociais - o conceito central de sustentabilidade.

No início deste ano, a BASF se tornou cofundadora da aliança global pelo fim dos resíduos plásticos, a fim de promover soluções que reduzam os resíduos plásticos descartados no meio ambiente: a Alliance to End Plastic Waste (AEPW), uma organização sem fins lucrativos com mais de 20 empresas, se comprometeu com o investimento de até 1,5 bilhão de dólares nos próximos cinco anos para ajudar a reduzir o resíduo plástico no meio ambiente;

Ivania Palmeira, consultora de sustentabilidade e engajamento social enfatiza que a companhia tem como propósito criar química para um futuro sustentável.  “O engajamento dos voluntários foi realmente inspirador e, graças a participação de todos, alcançamos resultados tão expressivos e realizamos um importante trabalho de conscientização, que deixa claro que o mundo é a nossa casa e que o descarte irregular acontece nela. Não existe jogar o lixo fora.”

Clientes, fornecedores e ONGs participaram da ação, incluindo Agência The Group, Braskem, Cia Laboral, Engeko, Klabin, Magsac Embalagens, Priner, SanCargo, Pro Jump, Reverde, SABESP, Qualicom, Newsul S/A Embalagens, Componentes, Schutz Vasitex, SVB – Schutz Vasitex Bahia, UNIPAC, Ecolmeia, Xô Plástico, Instituto Lixo Zero, Route Brasil, Associação dos Escoteiros do Brasil, Reluz, Cociperge,  Cooperativa Amigos do Lixo e Sociedade  Amigos do Meio Ambiente. Para auxiliar na infraestrutura e retirada dos resíduos, as prefeituras de Guaratinguetá, Jacareí, Indaiatuba e São Bernardo do Campo também se juntaram à ação.

Incentivo ao voluntariado

Para a BASF, voluntariado significa seus colaboradores usarem suas competências em causas sociais. O modelo valoriza a autonomia dos funcionários e o trabalho em rede. Em cada localidade, os voluntários são incentivados a se organizar e, a partir da formação de comissões, recebem apoio para o desenvolvimento de planos de ação.

Atualmente, 18 comissões atuam na América do Sul, sendo oito no Brasil nas cidades de Camaçari (BA), São Bernardo do Campo (SP), Guaratinguetá (SP), Indaiatuba (SP), Jaboatão dos Guararapes (PE), Jacareí (SP), São Paulo (SP) e Santo Antônio da Posse (SP). Em 2018, os voluntários da BASF realizaram 57 ações com 38 entidades, beneficiando cerca de 30 mil pessoas.



Website: http://www.basf.com
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia