30/08/2023 às 09h02min - Atualizada em 30/08/2023 às 09h02min

Saúde: osteoporose é a principal causa da fratura de quadril

Doença silenciosa pode ser evitada com exercícios físicos e reposição hormonal

AB Notícia News
O Globo
Divulgação
Doença silenciosa, a osteoporose é uma das principais causas das fraturas de quadril. No Brasil, dez milhões de pessoas sofrem com a perda progressiva de massa óssea. Coordenador do serviço ambulatorial de ortopedia e traumatologia do Hospital Badim, no Maracanã, o ortopedista Pedro Badim alerta para a importância de evitar este problema.
 

— A prática de exercícios físicos, alimentação saudável e sono regular são as melhores formas de se prevenir a osteoporose, doença que leva à perda gradativa de massa óssea, o que torna a pessoa mais suscetível às fraturas. A osteoporose é uma doença silenciosa. Por isso, muitos pacientes só descobrem que estão com este problema em caso de fratura espontânea de um osso, sem que tenha havido qualquer trauma na região. Essa doença é mais comum com o avançar da idade. A mulher, ao atingir a menopausa, e o homem, ao chegar na fase da andropausa, devem procurar médicos especializados para, se possível, fazerem reposição hormonal, o que ajuda a combater a perda óssea. A osteoporose causa fratura de quadril também após intercorrências como quedas da própria altura, contusão e estiramento leves — diz.

O especialista esclarecer que outros contratempos também provocam problemas no quadril.

— A segunda causa mais comum, bem menos prevalente que a osteoporose, são os traumas de alta energia, como as quedas de andaime, acidente automobilístico em alta velocidade e atropelamento — observa o ortopedista.

Badim explica qual é a melhor maneira de tratar tais fraturas:

— Elas são majoritariamente cirúrgicas, constando como urgência ortopédica, devido à síndrome de imobilidade. O paciente fica preso à cama por não conseguir ficar de pé. Através do procedimento é realizada a colocação de parafusos, placas, hastes intramedulares ou próteses. Para evitar esse problema é importante manter a densitometria óssea anual em dia, além da dosagem e reposição de vitamina D, cálcio e paratormônio.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia