28/08/2023 às 14h05min - Atualizada em 29/08/2023 às 00h03min

Vedacit e Museu da Pessoa lançam projeto “Mulheres na Construção Civil"

Em vídeos curtos com histórias que se complementam, oito profissionais compartilham vivências, desafios e conquistas em suas jornadas na construção

Paula Ferezin
Crédito: Divulgação Vedacit

A Vedacit, líder no mercado de impermeabilização, em parceria com o Museu da Pessoa, museu virtual e colaborativo de histórias de vida, lança o projeto “Mulheres na Construção Civil”. O objetivo é dar visibilidade às profissionais e suas jornadas. São histórias curtas que se complementam, especialmente sobre o desafio que as mulheres enfrentam na profissão.

Daniela Sartorato, gerente de Marca e Relacionamento com o Consumidor da Vedacit, destaca que a ação faz parte da jornada de Diversidade e Inclusão da marca. “Este projeto dá visibilidade às mulheres que são fortes, desempenham um papel de destaque em casa e na profissão que escolheram, contribuindo ativamente para transformar o cenário para as próximas gerações. Recentemente, lançamos o Ela na Obra para as redes sociais, focando no protagonismo da mulher na construção civil e, agora, essa ação com a parceria do Museu da Pessoa”, afirma. 

Entre 2007 e 2018, o número de mulheres que atuam na construção civil cresceu 120%, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) compartilhados pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

"O projeto ilumina as experiências únicas e intransferíveis de mulheres num ramo comumente atrelado ao público masculino. Daí segue a importância em mostrar não só a presença dessas mulheres na construção civil, bem como a diversidade de cargos e funções que elas já dominam e cumprem neste mercado. Pensamos ser uma forma de inspirar outras mulheres a investirem nessas carreiras", diz Lucas Torigoe, coordenador de pesquisa do Museu da Pessoa.

Os vídeos pertencentes ao projeto estão disponíveis no site do Museu da Pessoa e no canal do Museu no YouTube.

Confira a seguir um resumo das protagonistas e suas histórias:
 

Maria Amélia Silveira (IBI/ABNT) - Engenheira Civil de São Paulo (SP), Maria é formada pela EPUSP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), sócia-fundadora do IBI (Instituto Brasileiro de Impermeabilização) e coordenadora do 7º Simpósio Brasileiro de Impermeabilização em 1991, em São Paulo. Também é gestora do ABNT/CB-022 (Comitê Brasileiro de Impermeabilização) e consultora na área de impermeabilização pela MAS Engenharia nas atividades de assessoria em obras, projetos de impermeabilização e perícia técnica.

Sandra Bernardes (Design & Conforto) - A profissional atua como gestora de Obras e Capacitação em São Paulo (SP) e como designer de interiores. Mãe de dois meninos e viúva, Sandra é determinada e exigente. Entrou na faculdade aos 39 anos e criou uma escola para formar mulheres.

Márcia Cristina dos Santos Silva - A carioca Márcia Cristina Santos da Silva é a primeira mestre de obras do Brasil. O pai de Silva era pedreiro e aprendeu com ele a prática da profissão, mesmo contra a vontade do ex-marido.

Maria do Amparo Xavier (Maria Pioneira) - Maria do Amparo Xavier é a primeira mestre de obras do estado da Bahia e sonha em ver mais mulheres tomando os canteiros. Maria emprestou seu nome ao projeto ‘Marias na Construção’ que capacita mulheres para trabalhar em Salvador. O caminho de 49 anos no setor começou cedo, aos 14 anos. A escolha pela construção civil partiu de um sonho de Maria, que queria dar a sua família, natural de Camassandi, no município de Jaguaribe (BA), uma vida melhor.

Priscila Vaiciunas (Manas à obra) - Priscila é técnica em edificações em São Paulo (SP) e reescreve histórias de casas. A profissional concluiu sua formação pela Etec (Escola Técnica Estadual) Carlos de Campos, em 2004, atua com reparos e fundou a “Manas” em 2015.

Joana César Magalhães (Coletivo Levante e Hemisfério Arquitetura e Urbanismo) - Joana é arquiteta e cofundadora do Hemisfério Arquitetura e Urbanismo, que desenvolve projetos de arquitetura e design com foco em iniciativas responsáveis que envolvam público, paisagem, história e contexto urbano. Ao lado do arquiteto Fernando Maculan projetou na favela Aglomerado da Serra, região sul de Belo Horizonte (MG), a “Casa do Pomar do Cafezal” ou “Barraco do Kdu”, que ganhou a “Casa do Ano”, na premiação internacional de arquitetura ArchDaily.

Cristiane Marian (Womma Engenharia de Mulheres) - Engenheira de Humanas, formada em Engenharia Civil, especialista em BIM (Modelagem/Modelação da Informação da Construção ou Modelo da Informação da Construção), Cristiane é técnica em refrigeração e ar-condicionado e técnica em edificações. É fundadora da Womma Engenharia de Mulheres, autora do Curso Maestria na Engenharia e Tríade da Gestão de Obras e criadora do canal no YouTube: “Elas na Obra”.

Sandra Valentim - Natural de Governador Valadares (MG), Valentim largou o Direito e se tornou Mestre de Obras após a morte do pai, em 2009. Atualmente, cuida da gestão de obras de alto padrão e compartilha seu trabalho nas redes sociais.

A produção desta coleção foi viabilizada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo (ProAC 29.670) com patrocínio da Vedacit e realização do Museu da Pessoa.

 

Sobre a Vedacit

www.vedacit.com.br - 0800-833-2248

 

Líder no mercado de impermeabilização e produtos de alta tecnologia para a construção civil, a Vedacit, com 87 anos de atuação, eleva a impermeabilização a um patamar de maior modernidade, sempre atenta às necessidades dos consumidores. Com o propósito de “transformar a vida de milhões de pessoas melhorando as condições de habitação, fazendo da sua casa a nossa causa”, a empresa apresenta produtos inovadores para a durabilidade e saúde das edificações e se aproxima das famílias brasileiras com soluções que são utilizadas no dia a dia, de forma prática e eficiente. 

São mais de 100 produtos nas linhas de impermeabilizantes, adesivos e selantes, materiais para a recuperação de estruturas e aditivos para concreto, desenvolvidos em laboratório próprio, com a mais alta tecnologia para oferecer soluções apropriadas a diferentes dimensões. Seus itens podem ser encontrados em mais de 50 mil pontos de venda.

Genuinamente nacional, a Vedacit possui três unidades fabris, duas em São Paulo - capital e Itatiba - e uma em Salvador (BA), abastecendo todas as regiões do Brasil. Conta ainda com quatro grandes regionais distribuídas estrategicamente pelo país.

Como Empresa B, faz parte de uma comunidade global de empresas que atendem a altos padrões de impacto social e ambiental. Reforçando também o compromisso com a sustentabilidade, a Vedacit é associada ao Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), foi reconhecida como Top Employer 2022 e 2023 e recebeu a certificação GPTW 2022, que atesta as melhores empresas para trabalhar no país.

Assim, a Vedacit assume um compromisso público de estar permanentemente alinhada com práticas que determinarão os rumos do desenvolvimento global nas próximas décadas.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia