18/08/2023 às 10h25min - Atualizada em 21/08/2023 às 03h18min

Um Palmo, suspense nacional, estreia no Cine Satyros Bijou

O longa é um produção independente nacional e estará disponível nos streamings em 30 de agosto

Redação
https://www.instagram.com/filme.umpalmo/
Divulgação/Tomate Filmes

Diogo (Willian Mello) está saindo de casa escondido na madrugada de uma terça-feira quando é surpreendido por um apagão no bairro. A falta de luz na região o deixa preso no elevador. Sem encontrar solução além da espera, Diogo se vê obrigado a distrair-se do tédio nas redes sociais. A narrativa toma uma nova direção quando ele se percebe como único espectador dos stories de Jéssica (Luiza Tiso) que logo passa a abordá-lo diretamente e demonstrar saber mais de sua vida do que ele poderia imaginar. Jéssica passa a chantagear Diogo que, aprisionado no elevador, assiste incrédulo à Jessica revelando para o mundo a razão de sua fuga na madrugada ao mesmo tempo em que se prepara para consumar a sua mais grave ameaça.

O longa transita entre a comédia e a tragédia, apoiando-se no drama psicológico para contornar a tensão que se cria pela falta de controle do protagonista e a relação com as redes sociais que evidenciam sua impossibilidade de escolhas. O filme conversa com a crítica contemporânea do uso das redes sociais e retrata a convergência entre o virtual e o real. A partir de um ponto, não há mais separação entre o que dizem do protagonista na rede e sua prisão temporária no elevador.  

O filme é uma produção da Tomate Filmes em parceria com a V8 Pós Produção. Wagner Sampaio assina o roteiro, produção e direção.  “O roteiro nasceu de uma ideia de alívio cômico, de tratar questões tensas sobre isolamento e privacidade com humor, mas como as histórias têm vida própria, ele ganhou um ar mais tenso no desenvolvimento. No fim temos uma história tragicômica que fala muito do espírito do nosso tempo”, conta Sampaio.

Idealizado pelo diretor Wagner Sampaio, o longa foi todo realizado em um elevador em estúdio. A produção conta com uma combinação de captação tradicional em estúdio e imagens gravadas por celular, além de sobreposição de vozes. “Foi um processo muito interessante que envolveu muita gente, mas nem todos se encontraram em gravações. Os atores, por exemplo, não se encontraram porque gravamos cada dia com um. O Tom Cavalcante foi um desses casos. Montei um estúdio para dirigi-lo e gravar a voz que ele deu ao personagem na própria casa dele.”, conta Sampaio.  

O elenco é  formado por Willian Mello (TV: Jezabel, Amor sem Igual, Todas as Garotas em Mim - Filmes: O Mistério Daquela Piscina, Quero Dizer-te Adeus), Luiza Tiso (TV: Marcas da Vida, Metrópole - Filme: O Beijo no Asfalto), Malu Falangola (TV: Malhação pro dia nascer feliz, Totalmente Demais, Reis, DOM, O tempo não para, Amor sem igual, Todas as garotas de mim), Tom Cavalcante, Washington Lins, Márcio Seixas, Matias Pires, Sérgio Mendes, Pri Lau, Lih e Glória Rabelo. 

“Um Palmo” tem distribuição da Encripta e foi exibido em diversos festivais ao redor do mundo, incluindo o Cannes International Cine Festival, Madrid Film Awards 2022, Blues Star International Film Festival e Tietê International Film Awards, entre outros. “Um Palmo” recebeu os prêmios de Honra ao Mérito no Inhapim Cine Festival 2021 e Melhor Edição no Festival de Cinema da Serra da Ibiapaba. Em 30 de agosto, o longa estreia nas plataformas de streaming Amazon Prime, Looke, Now, Vivo, Microsoft, Google Play e iTunes.

Sobre a Tomate Filmes -  A Tomate Filmes é uma produtora audiovisual criada em 2018 que transita de vídeos institucionais, videoclipes e produções cinematográficas, longas e curtas-metragens. Em 2018 iniciou uma parceria com o humorista Tom Cavalcante que continua até hoje. Em 2019 realizou trabalhos para o canal Multishow e YouTube Premium com produções de séries e comerciais. Foi uma das produtoras realizadoras do curta-metragem contemplado pela lei de incentivo Aldir Blanc em 2020 intitulado “Minha Potira”. Produtora realizadora do longa-metragem “Um Palmo” finalizado em 2021, longa esse que ganhou o prêmio de Honra ao Mérito no Inhapim Cine Festival.

Sobre o diretor - Wagner Sampaio é cineasta formado em Comunicação Social com mais de 12 anos de experiência na indústria cinematográfica independente e na televisão. Em 2011, escreveu e produziu seu primeiro curta-metragem intitulado "A Banca", o que lhe garantiu um lugar na 16ª edição do festival de cinema de Tiradentes. Em 2014, trabalhou como roteirista, diretor de fotografia e montador no longa-metragem "Quero Dizer-te Adeus", que teve sua estreia no MAM do Rio de Janeiro, em comemoração ao encerramento do centenário do cantor Orlando Silva. 

Wagner também atuou como diretor de fotografia do documentário "O Terceiro Lado", lançado em 2020 e distribuído pela O2 Play. Além disso, ele dirigiu um curta-metragem contemplado pela lei de incentivo Aldir Blanc em 2020, intitulado "Minha Potira", que participou de festivais de cinema tanto no Brasil quanto no exterior. 

Também acumulou experiência trabalhando para o canal Multishow, assumindo cargos de direção, roteiro, edição e finalização em esquetes do programa do Tom Cavalcante, bem como atuando como editor e finalizador da série "Uma Vila de Novela" com Carlinhos Maia. Além disso, atuou como coordenador de pós-produção da série "Próxima Parada" com Whindersson Nunes no YouTube.

Um Palmo - longa metragem
Cine Satyros Bijou - Praça Franklin Roosevelt, 172
Consolação - São Paulo -SP
24 de agosto, às 20h
Exibição Única
Ingresso: R$ 10 (R$ 5 meia entrada)


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia