18/08/2023 às 15h29min - Atualizada em 20/08/2023 às 00h04min

Conservatório de Tatuí abre inscrições para Cursos Livres e Cursos de Curta Duração

Os cursos são gratuitos, com aulas virtuais e presenciais. As modalidades têm entre 12 e 24 horas de duração, com temas na área de Música 

Adriana Monori
Foto: Arquivo/Conservatório de Tatuí

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerado a maior escola de Música e Artes Cênicas da América Latina – está com inscrições abertas para vários Cursos Livres e Cursos de Curta Duração. As modalidades têm entre 12 e 24 horas de duração, com aulas virtuais e presenciais. Os cursos são gratuitos e abertos ao público em geral, sem taxa de inscrição. Vagas limitadas e os períodos de inscrições mudam de acordo com cada curso. 

 

CURSO LIVRE
Tema: “Músico, Música e Músicas: o humano e os sons para além do Ocidente
Com Marcus Held

O curso aborda a relação rica, complexa e multifacetada do ser-humano com os sons do mundo: desde os da natureza, passando pelas primeiras concepções de música, até as compreensões e fruições na atualidade. No entanto, não nos restringiremos ao Ocidente, como é de costume no ensino tradicional. Propomos, pelo contrário, um percurso histórico, antropológico e etnográfico por diversas culturas e suas relações sonoras, abordando o músico, a música e as músicas de todos os continentes.

Marcus Held é violinista, violista e pesquisador especializado na música dos séculos XVI, XVII e XVIII com uma agenda ocupada como recitalista, spalla convidado e palestrante em diversas ocasiões ao redor do Brasil. Doutor em Musicologia pela Universidade de São Paulo (USP), instituição na qual realiza pesquisa em nível de Pós-Doutorado, foi professor Especialista Visitante no Instituto de Artes da Unicamp no primeiro semestre de 2023. Atualmente, é docente credenciado do PPGMUS-ECA-USP, membro-pesquisador do Grupo de Estudos da Performance de Instrumentos de Cordas (GEPinC – Unicamp), spalla do EOS – Música Antiga USP (SP) e da Trupe Barroca (ES), violista da Cibele Camerata (RJ) e professor de Violino Barroco, História da Música e Música de Câmara no Conservatório de Tatuí. Idealizador e fundador do Música Pretérita®, projeto dedicado à divulgação da pesquisa em música ao grande público (YouTube e Instagram).

Período do curso: 06 de setembro a 29 de novembro de 2023
Aulas virtuais: Quartas-feiras, das 19h às 21h
Carga horária: 24h
Total de Participantes: Não há
Público-alvo: interessados(as) em Música, História, Etnomusicologia, Antropologia e áreas afins, maiores de 16 anos. 
Pré-requisitos: Não há
Critério de seleção: Ordem de inscrição
Prazo de inscrição: Até 30 de agosto de 2023
Ficha de inscriçãoLink

-

CURSO DE CURTA DURAÇÃO
Tema: “Oficinas de Fluxo na Performance Musical
Com Abel Moraes

Desenvolver conhecimentos e estratégias para aprimorar a performance através de um estado mental positivo que possibilite superar a insegurança e a autocrítica negativa, alcançando autonomia criativa e realização pessoal com a música.

Abel Moraes é violoncelista, mestre em música pela Thames Valley University de Londres e doutor em Educação Musical pela Escola de Música da UFMG. Como músico profissional, atuou por mais de vinte anos como instrumentista de orquestra e camerista, tendo se apresentado pelo Brasil e no exterior (EUA e UK). Desde 1997, é professor universitário, ingressando na Universidade do Estado de MG (UEMG) e posteriormente na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), onde é professor de violoncelo e performance musical. Possui publicações nas áreas da educação musical, ensino instrumental em grupo, didática e psicologia da performance musical. Participa regularmente como palestrante e professor convidado em festivais, escolas de música e universidades de vários Estados brasileiros. Desde 2008, ministra regularmente as Oficinas de Fluxo na Performance Musical, possibilitando a compreensão e os benefícios deste estado de consciência para a educação e a prática musical.

Período do curso: 04 de setembro a 05 de setembro de 2023
Aulas presenciais: Segunda e terça-feira, das 13h30 às 17h30 e das 19h30 às 21h30 
Carga horária: 12h
Total de Participantes: 15 participantes e 30 ouvintes 
Público-alvo: participantes: cantores(as) e instrumentistas desejosos de vencer problemas relacionados à performance frente ao público, vídeo, concursos e testes em geral onde há um confronto de suas qualidades artísticas e sua autoestima. Ouvintes: público geral, professores, músicos, musicistas e estudantes.
Pré-requisitos: Não há
Critério de seleção: Ordem de inscrição
Prazo de inscrição: Até 25 de agosto de 2023
Ficha de inscriçãoLink

--

CURSO DE CURTA DURAÇÃO
Tema: “Planejamento e gestão da carreira do cantor solista no Brasil
Com Vitor Philomeno

O curso terá um total de doze (12) horas, sendo dividido em quatro aulas com três horas de duração, com uma primeira parte expositiva e uma segunda parte voltada à interação e resolução de dúvidas com os participantes. Com uma abordagem bastante prática, focada na realidade do mercado, planejamento e resolução de problemas, as quatro aulas abordarão os seguintes temas:
Aula 1 - dia 13/09 – Audições
Aula 2 - dia 20/09 – Concursos
Aula 3 - dia 27/09 – Agenciamento
Aula 4 - dia 04/10 - Autoprodução

Vitor Philomeno é um dos principais preparadores vocais e gerentes artísticos do Brasil. Em 2014 Vitor fundou o Opera Atelier Artists, empresa de gerenciamento artístico referência no mercado nacional, que propõe uma abordagem diferenciada marcada pelo acompanhamento cuidadoso e consultoria especializada, tendo sempre em vista a arte como essência do trabalho.

Período do curso: 13 de setembro a 04 de outubro de 2023
Aulas virtuais: Quartas-feiras, das 18h às 21h
Carga horária: 12h
Total de Participantes: 80
Público-alvo: Participantes do 1º Concurso Joaquina Lapinha e pessoas interessadas no tema
Pré-requisitos: Não há
Critério de seleção: Ordem de inscrição
Prazo de inscrição: Até 30 de agosto de 2023
Ficha de inscriçãoLink

-
CURSO DE CURTA DURAÇÃO
Tema: “Introdução à Percussão Medieval: Frame Drums, Pandeiros e Adufes
Com Dr. Mauricio Molina

O curso será denominado: “Introdução à Percussão Medieval: Frame Drums, Pandeiros e Adufes”. Os frame drums foram popularmente usados na música da Idade Média. Encontramos três tipos diferentes de instrumentos: pandeiro com aro redondo sem platinelas (pandeiro), pandeiro com aro redondo com platinelas e pandeiro com aro de formato quadrado (adufe). Músicos profissionais e não profissionais os utilizavam para acompanhar dança vocal e instrumental e música processional. Felizmente, fontes medievais nos fornecem informações cruciais sobre seu uso prático, técnica de execução e prática de execução que, quando combinadas com outras teorias medievais de ritmo, podem nos guiar para uma maneira historicamente informada de tocar e usar os instrumentos. Durante o curso, serão desenvolvidos os seguintes tópicos: Exploração do uso do pandeiro e o adufe na música medieval; Posição correta de como tocar e segurar o pandeiro medieval e o adufe; Golpes básicos do adufe medieval e do pandeiro; Diferentes tipos de movimentos complexos com os dedos, a palma da mão e o pulso; Aprender a tocar e ornamentar padrões rítmicos baseados nos modos rítmicos medievais (trocaico e iâmbico); Aprender a acompanhar canções medievais (Cantigas de Amigo/Cantigas de Santa Maria) e Improvisação rítmica na música medieval.

Mauricio Molina é um musicólogo histórico e intérprete de música medieval dedicado ao estudo, reconstrução e execução de música composta durante a Alta Idade Média (1100-13 00). Ele também é um professor estabelecido e premiado, escritor e pesquisador nos campos da música medieval, arte e cultura medievais.

Período do curso: 16 de setembro a 07 de outubro de 2023
Aulas virtuais: Sábados, das 9h às 12h
Carga horária: 12h
Público-alvo: Pessoas interessadas no tema
Pré-requisitos: Não há
Critério de seleção: Ordem de inscrição
Prazo de inscrição: Até 10 de setembro de 2023
Ficha de inscriçãoLink

**

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

Assessoria de Imprensa - Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo 
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162

(11) 99370-2761 - Plantão

[email protected] 

Acompanhe a Cultura: SiteFacebookInstagramTwitterLinkedInYouTube

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia