16/08/2023 às 12h06min - Atualizada em 19/08/2023 às 00h00min

Jundiaí reduz fila de espera para especialidades com teleinterconsulta

Programa está presente em 35 UBSs e realizou mais de 10.500 consultas em dois anos

Emilly Santos
Divulgação
Divulgação PMJ
O programa de teleinterconsulta da prefeitura de Jundiaí conseguiu reduzir em até 90% a fila de espera de pacientes para atendimento com especialistas na rede pública para algumas especialidades médicas, como a Neurologia. O serviço completa dois anos no mês de agosto e contabiliza mais de 10.500 consultas. O programa também realizou 45.164 exames de eletrocardiogramas desde o início até julho de 2023.
 
As 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foram estruturadas com equipamentos e habilitadas no uso de tecnologia para receber o serviço. Por meio da plataforma digital, o médico da UBS conversa com o médico especialista na presença do paciente e, por meio da videochamada, trocam informações para concluir o diagnóstico.

 
“O modelo do programa traz ainda a vantagem de o atendimento ser perto da residência do paciente, por um médico que já acompanha a sua saúde. Essa proximidade evita o deslocamento para um local mais distante e faz toda a diferença”, afirma Luiz Fernando Machado, prefeito de Jundiaí.
 
A teleinterconsulta oferece atualmente dez especialidades médicas – cardiologia, neurologia, psiquiatria adulto/infantil, urologia, geriatria, nefrologia, reumatologia, hematologia e endocrinologia. “Para alguns casos, o médico da UBS continua indicando a consulta presencial com o especialista, de acordo com a sua avaliação”, explica Filipe André Risso Firmino, coordenador da Atenção Básica da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).
 
Erika Pupo Cardoso Frizzone, apoiadora institucional da Atenção Básica, explica que outra vantagem da teleinterconsulta é aumentar a resolutividade dos casos de forma descentralizada. Segundo ela, além da possibilidade de acesso aos especialistas, o programa oferece a solicitação de eletrocardiograma. O exame é realizado na própria unidade, já que o município conta com 12 equipamentos para essa finalidade. As máquinas atendem todas as unidades do programa e permitem, pela plataforma da empresa contratada, que o usuário tenha disponível o laudo do seu exame em até 15 minutos.
 
A teleinterconsulta foi criada a partir das demandas surgidas com a pandemia de Covid-19, que promoveu a suspensão de cirurgia e consultas pela necessidade de distanciamento. “O programa foi uma resposta para essa demanda represada, trazendo maior resolutividade”, conclui Filipe.
 
Em maio de 2022, o modelo adotado por Jundiaí recebeu o prêmio Inovacidade do Smart City Business Congress America 2022, em São Paulo.

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