07/08/2023 às 10h31min - Atualizada em 08/08/2023 às 21h01min

PBH e Instituto Cervantes promovem mostra de cinema espanhol gratuita no Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte

Com o tema “Novo cinema ibero-americano – Histórias que não te contaram” as sessões presenciais ocorrem de 10 a 13 de agosto

Interface Comunicação
O Instituto Cervantes, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e com a colaboração do Festival de Huelva de Cinema ibero-americano, realiza a mostra de cinema “Novo cinema ibero-americano – Histórias que não te contaram”, entre os dias 10 a 13 de agosto. As sessões gratuitas e presenciais ocorrem a partir das 19h, no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza, Belo Horizonte – MG).
O programa apresenta a diversidade e a força dos filmes realizados no continente. A produção em língua espanhola desta vasta região tem um grande alcance nos festivais internacionais e enche as salas de cinema de todo o mundo.
É uma oportunidade para dos mineiros apreciarem a mostra que aborda mais de perto cinematografias ibero-americanas menos conhecidas do grande público, como o cinema peruano e dominicano. Além disso, inclui obras da Argentina e da Colômbia, cujos cinemas nacionais têm tido um enorme destaque desde o final do século passado.

Os quatro filmes que integram a mostra, levam para o público algumas reflexões. A tensão e a dor sofridas pelas protagonistas de ‘Miriam miente’ e ‘El otro Tom’, revelam como as mulheres são as primeiras vítimas dos desequilíbrios sociais e das novas formas de se relacionar, no primeiro caso, mas também da violência e da dificuldade de lidar com transtornos mentais e emocionais, no segundo. O ambiente de trabalho e os seus conflitos na gestão dos recursos humanos é um dos temas de ‘Planta permanente’, filme que mostra como os conflitos laborais se tornaram espaços mais invisíveis, mas não menos injustos. Por fim, em ‘Pizarro’ é elaborada uma abordagem da memória histórica colombiana a partir da liderança compartilhada da protagonista e seu pai, um comandante assassinado após a assinatura dos acordos de paz.
“‘Historias que no te cuentan’ é uma janela aberta para histórias que vêm de além-mar, mas que elaboram discursos e questões tão universais que, como espectadores, não podemos deixar de pensar a partir da nossa própria cultura e da nossa própria identidade”, comenta o diretor do Instituto Cervantes de Belo Horizonte, Eduardo Maura.
Os interessados podem retirar os ingressos gratuitos no site (site.bileto.sympla.com.br/cinesantatereza) ou na bilheteria (meia hora antes da sessão).
Programação:
10/08 – 19h Miriam Miente (República Dominicana e Espanha, 2018), dirigido por Natalia Cabral e Oriol Estrada – Classificação: Não recomendado para menores de 7 anos.
11/08 – 19h El otro tom (México, 2021), dirigido por Laura Santullo e Rodrigo Plá – Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos.
12/08 19h Pizarro (Colombia, 2015), dirigido por Simón Hernández – Classificação: Não recomendado para menores de 7 anos.
13/08  19h Planta Permanente (Argentina 2019), dirigido por Ezequiel Radusky – Classificação: Não recomendado para menores de 7 anos.


 
Mostra de Cinema “Novo cinema ibero-americano - Histórias que não te contaram”
Data: 10 a 13 de agosto
Horário: 19h às 21h
Local: Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza, Belo Horizonte – MG)
Entrada gratuita (Retirada de ingressos pelo link site.bileto.sympla.com.br/cinesantatereza)
Mais informações: belohorizonte.cervantes.es

 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia