08/08/2023 às 13h21min - Atualizada em 08/08/2023 às 21h00min

Rodovia Anhanguera ganha um dos maiores hubs de recargas de Veículos Elétricos do país

Com investimento na ordem de R$ 2 milhões, o cluster de estações de recargas de potência máxima de 524 KW conta com dez pistolas de conexão para carregamento simultâneo e atende a todos os modelos de veículos elétricos e híbridos em circulação no Brasil.

Tatiana Andrade de Lima
Arquivo pessoal.
Já está em operação um dos maiores Hubs de Recargas de Veículos Elétricos do Brasil. O projeto da Go Electric, empresa brasileira de soluções para eletromobilidade, conta com dez conectores de carregamento ultrarrápidos e fica no km 236 da Rodovia Anhanguera, no sentido interior São Paulo, no município de Santa Rita do Passa Quatro, ao lado do posto de combustíveis convencional Ipiranga – Posto Anhanguera. O local é estratégico para motoristas de elétricos, permitindo a recarga no trecho que liga cidades como Franca, Ribeirão Preto, Campinas e a capital do Estado.

O serviço é monetizado e, pelo kw/ h, o motorista paga R$ 2,10 por meio do aplicativo da empresa. Para a comodidade dos usuários, a cobrança do consumo também poderá ser feita por meio de outros apps que se conectem aos equipamentos Go Electric, graças ao processo de Interoperabilidade da Plataforma de Gestão. O funcionamento das estações é autônomo, mas também em nome da comodidade dos usuários, a empresa manterá um profissional a postos durante os primeiros meses de operação. O eletroposto funciona 24 horas por dia.


Para tirar o projeto do papel, a Go Electric investiu em torno de R$ 2 milhões em equipamentos, obras de infraestrutura e aperfeiçoamento do software de gestão. Além de ser um dos maiores hubs de recarga para elétricos do Brasil, em termos de capacidade e número de pistolas, empreendimento também está na lista dos maiores na América Latina. 

“Estamos no mercado de eletromobilidade há três anos e depois de mais de 500 clientes atendidos, entre residências e empresas, decidimos ampliar a atuação no setor porque entendemos que está em franco crescimento. O eletroposto é um passo muito importante para a nossa estratégia de negócios”, sintetiza Danilo Guastapaglia, CEO da Go Electric. 

A Go Electric faz parte do grupo Orbitec, que atua nos segmentos de energia solar fotovoltaica e térmica e, desde 2019, oferece soluções completas para carregamento de veículos híbridos e elétricos – do projeto de infraestrutura (dimensionamento, integração e comissionamento), passando pela gestão de software, monitoramento operacional e a manutenção do funcionamento.  

De acordo com estudos do setor, a eletromobilidade é uma realidade em todo o mundo e no Brasil a expectativa é que, entre 5 e 10 anos, os carros elétricos representem entre 30% e 50% dos modelos vendidos no país. Dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) estimam que cerca de 3.500 eletropostos públicos e semipúblicos no Brasil já foram instalados em regiões urbanas e em rodovias. 

“Estamos acompanhando o amadurecimento do mercado no país. Com o tempo, dado o ritmo acelerado de crescimento, as unidades de recargas gratuitas não darão conta da demanda, nem mesmo se manterão economicamente. Um cluster com 524 KW, um dos maiores do país, vem para ratificar a viabilidade da eletromobilidade”, diz o CEO da Go Electric. 

Diferenciais 
O hub de recargas da Go Electric, que entra em funcionamento em agosto, tem potência total de 524 KW, no qual estão acoplados dez conectores para carregamento ultrarrápido simultâneo. Das pistolas, seis são de até 120 KW CCS2 DC (para modelos de veículos que utilizam o standard europeu), uma de até 120 KW GB/ T DC (para os standard chinês, como os JAC), uma de até 120 KW Chademo DC (standard japonês, como Nissan) e duas pistolas de 22 KW AC tipo 2 (para todos os modelos de veículos híbridos e 100% elétricos). Os equipamentos são importados com tecnologia Global e a Go Electric é a responsável técnica no Brasil. 

Além da instalação das máquinas (hardware de recarga e projetos de infraestrutura), a Go Electric também atua na gestão do software, ou seja, além da comercialização do equipamento e de dimensionar a demanda, a empresa faz a implantação, gestão e manutenção do sistema.
“Customizamos o projeto de acordo com a demanda de cada cliente, seja para unidades residenciais, comerciais ou para frotas, e nossa entrega é turn key. Temos o domínio da tecnologia”, ressalta o CEO. 

Outro diferencial da tecnologia adotada pela Go Electric é a possibilidade de conectividade entre aplicativos. “Tivemos esse cuidado ao implementar o nosso modelo. O consumidor poderá pagar pelo seu consumo via aplicativo Go Electric ou qualquer outro que se conecte aos nossos equipamentos através do processo de Interoperabilidade da Plataforma de Gestão, ponto crucial para a comodidade de utilização do usuário. Em um futuro próximo, todas as estações de recargas de uso público devem ser interconectadas com diferentes aplicativos", explica Guastapaglia. 

Energia limpa 

O eletroposto Go Electric produzirá parte da energia consumida na unidade por meio de placas de energia solar fotovoltaica instaladas no teto de três carports, contribuindo diretamente para reduzir as taxas de emissão de carbono e viabilizando o crescimento da eletromobilidade de forma ainda mais sustentável. A energia fotovoltaica é uma alternativa de energia limpa. Trata-se da energia elétrica produzida a partir da luz solar, captada por painéis solares e entregue ao sistema de conexão direta da rede de abastecimento energético.  
 


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