07/08/2023 às 12h20min - Atualizada em 07/08/2023 às 12h20min

Tribunal de Justiça do Rio inaugura hoje a primeira Escola de Mediação de Conflitos do país

Presidente do TJ-Rio, desembargador Ricardo Cardozo faz um alerta sobre a importância da escola para não paralisar os tribunais de todo país

AB Notícia News
O Globo
Reprodução

O TJ-Rio possui hoje cerca de 8 milhões de processos, distribuídos em 90 comarcas. E nos seis primeiros meses deste ano foram recebidos 900 mil novos processos. Uma medida inédita e que poderá diminuir sensivelmente esse número que bate à porta do Judiciário fluminense será dada, hoje, , quando será inaugurada a primeira Escola de Mediação de conflitos do país, a Emedi. O presidente do TJ-Rio, desembargador Ricardo Cardozo, faz um alerta sobre a importância da escola para, inclusive, não paralisar os tribunais de todo país:

“Nem sempre os conflitos devem ser compostos via judicial. O tribunal sente a necessidade de capacitar pessoas para atender a essa demanda, que é cada vez maior. De acordo com o CNJ, até maio deste ano ingressaram nos tribunais de Justiça quatro milhões de novos processos. Se nós não fizermos isso, não encontrarmos outros caminhos para a autocomposição de conflitos, o poder judiciário vai implodir”, alertou o desembargador.

A escola já firmou convênio com a Secretaria estadual de Educação, onde há inúmeros abacaxis para o Governo do Estado descascar. Vários estados já estão procurando o TJ-Rio para se inspirar no modelo.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia