04/08/2023 às 09h19min - Atualizada em 04/08/2023 às 09h19min

Procuradora de Justiça Ivana Cei é a primeira amapaense a ser eleita conselheira do CNMP

O nome da procuradora foi aprovado pelo Senado Federal nesta quarta-feira (2) para compor a gestão do Biênio 2023/2025.

AB Notícia News
g1
ASCOM MP

A procuradora de Justiça Ivana Cei é a única representante do Amapá a ocupar um cargo no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília-DF. O nome dela foi aprovado pelo Senado Federal nesta quarta-feira (2), para compor a gestão do biênio 2023/2025. Nesta gestão ela também é a única mulher entre os sete conselheiros dos MPs estaduais.

A nova conselheira passou por quatro etapas até ser aprovada, uma delas foi a eleição interna na unidade do Ministério Público do Amapá, e na última fase, os candidatos apresentaram ao Senado currículos e perspectivas de ações.

Ivana Cei falou com o g1 sobre novos planos de trabalho e objetivos. “Essa missão coroa minha trajetória profissional dedicada à instituição Ministério Público. O foco é o mesmo, mas a perspectiva será mais ampla. Até então trabalhei para o fortalecimento e engrandecimento do MP amapaense. A partir da minha posse no CNMP, o trabalho de fortalecimento e engrandecimento será do Ministério Público Nacional, objetivando a interação entre as Unidades do Ministério Público Brasileiro.”, detalhou.

 

Histórico

Ivana Cei tornou-se membro do MP-AP em 1991, após aprovação no primeiro concurso da instituição. Seu primeiro mandato como procuradora-geral de justiça iniciou em 2011, e em seguida foi reeleita para o biênio 2013/2015. O biênio 2019/2021 também esteve sob sua administração como PGJ, sendo reeleita para a gestão 2021/2023. Em 2021 Ivana Cei foi eleita presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais, em que cumpriu o mandato até 2022. Neste mesmo ano o Conselho Superior do MP-AP (CSMP) aprovou, por unanimidade, pelo critério de merecimento, seu nome para o cargo de procuradora de justiça.

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP)

O órgão, criado em 30 de dezembro de 2004 pela Emenda Constitucional nº 45, teve sua instalação concluída em 21 de junho de 2005.

Formado por 14 membros, que representam setores diversos da sociedade, o CNMP tem como objetivo imprimir uma visão nacional ao MP. Ao Conselho cabe orientar e fiscalizar todos os ramos do MP brasileiro: o Ministério Público da União (MPU), que é composto pelo Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Militar (MPM), Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Distrito Federal e Territórios (MPDFT); e o Ministério Público dos Estados (MPE).


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia