02/08/2023 às 13h35min - Atualizada em 02/08/2023 às 13h35min

Senac pede na Justiça reintegração de posse de prédio ocupado no Centro de Belo Horizonte

Pedido está sendo analisado pela Comissão de Conflitos Fundiários no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

AB Notícia News
g1
Cláudia Mourão/TV Globo

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) pediu na Justiça a reintegração de posse do prédio que foi ocupado por cerca de 250 famílias na Rua da Bahia, 1.065, Centro de Belo Horizonte. O caso ainda está sendo analisado pela Comissão de Conflitos Fundiários no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Desde a última sexta-feira (28), o prédio permanece ocupado pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), que pede que o imóvel se torne moradia para quem não tem casa.

Na ação, a entidade afirma que a ocupação tem caráter ilegal e diz que "houve tentativa de negociação, porém infrutífera".

 

Argumenta, ainda, que a "alegada pauta social" que justifica a ocupação "enfrenta a atuação também social do Senac", que visa a oferta de formação profissional para jovens e adultos

 

O espaço pertence à entidade e foi sede das atividades de educação do Senac MG até 2017. Entre 2017 e 2021, foi transformado em uma das sedes administrativa da entidade. Desde 2021, está vazio, sem previsão de retomada.

O processo foi encaminhado para a Comissão de Conflitos Fundiários do TJMG, sem prazos para análise.

O Senac MG informou, em nota, que está atento às condições das famílias sem moradia e que segue disposto a negociações. Entretanto, justifica que "continua, na condição de proprietário, em busca do direito à propriedade e não comenta processos judiciais que estejam em andamento".

g1 Minas procurou o MLB e aguarda retorno

 

Fechado para regularização

 

O Senac informou que o prédio foi fechado em 2021 para obras de acessibilidade, exigidas pela Prefeitura de Belo Horizonte e pelo Corpo de Bombeiros.

Desde então, obras estão sendo realizadas no local com o objetivo de adequá-lo e retomar as atividades para fins educacionais. Não há previsão para o fim da reforma.

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte afirmou que "o prédio tem Alvará de Localização e funcionamento válido até 19/02/2026".


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia