31/07/2023 às 13h40min - Atualizada em 31/07/2023 às 13h40min

Quase 200 imóveis foram danificados após explosões em silo, afirma Prefeitura de Palotina

Polícia Civil afirma que investigações pretendem apurar principalmente qualificação e treinamento dos funcionários 'trabalho que tem risco e com isso, normas tem que ser cumpridas', diz delegado. 8 pessoas morreram.

AB Notícia News
g1
Reprodução

Cerca de 200 imóveis foram danificados após explosões em um silo da cooperativa C.Vale, em Palotina, no oeste do Paraná, informou o secretário de administração do município Lucas Pedron nesta segunda-feira (31).

"Todas com pequenos danos, nenhum dano grave que necessite de mobilização. [...] A C.Vale está trabalhando primordialmente para o ressarcimento desses danos e atendimento as vítimas", afirmou o secretário.

Entre os danos, estão portas, vidraças e telhados que foram atingidos por destroços ou mesmo pelo tremor causado pelas múltiplas explosões registradas na quarta-feira (26). Oito trabalhadores, sendo sete haitianos e um brasileiro, morreram.

 

O delegado de Polícia Civil Rodrigo Batista afirmou também nesta segunda que a prioridade neste momento é localizar o último trabalhador desaparecido, Wicken Celestin, de 55 anos.

Ele destacou ainda que a investigação está levantando dados com relação as condições de trabalho dos funcionários. O gerente de segurança e medicina do trabalho afirmou, segundo o delegado, que todos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e treinamentos aos funcionários estariam em dia.

 

"O gerente de segurança e medicina do trabalho, da C.Vale, foi um dos primeiros a chegar no local, [...] ele nos informou que todos os EPIs e todos os treinamentos estariam de acordo. Já temos uma linha de investigação, principalmente na qualificação e treinamento desses funcionários. Sabemos que é um trabalho que tem risco e com isso, normas tem que ser cumpridas", afirmou Batista.

 

Conforme o delegado, todas as documentações exigidas foram entregues pela empresa, inclusive alvará dos bombeiros, em princípio todos regulares. A apuração agora é para saber se houve falha mecânica e de quem é a responsabilidade por todos os danos.

 

Mais de 30 pessoas devem ser ouvidas nos próximos dias, segundo o Batista, entre elas estão vítimas feridas, familiares e representantes da empresa C.Vale.

“A prioridade é encontrar essa última vítima, aguardamos também os laudos periciais do instituto de criminalística que serão de suma importância para corroborar e nortear a investigação e com isso, ao final do inquérito chegar a elucidação bem clara do ocorrido e se houve, ou não responsabilidades de condutas a serem imputadas", destacou Batista.

 

As explosões

 

Na tarde de quarta, explosões sequenciais foram registradas em um silo de armazenagem de grãos da cooperativa. A Polícia Civil e o Ministério Público do Trabalho investigam o caso. Veja o que diz a C.Vale mais abaixo.

 

De acordo com o a cooperativa, dos oito mortos, um é funcionário da C.Vale e outros sete são terceirizados do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias (Sintomage), que presta serviços à companhia.

Uma câmera de segurança de uma residência que fica instalada a 1 quilômetro da cooperativa onde houve o incidente registrou o som de explosões no silo. Veja vídeo abaixo.

No vídeo é possível ouvir o barulho de três explosões sequenciais. É possível ver, também, a janela da casa tremendo em uma das explosões.

 

O que diz a C.Vale

 

"A C.Vale comunica aos seus associados e comunidade em geral que nesta quarta-feira, 26 de julho, às 16h50, um sinistro de grandes proporções atingiu nossa unidade central de recebimentos de grãos em Palotina, oeste do Paraná, devido a causas ainda não identificadas.

No momento, a prioridade está centrada na mobilização de todos os esforços e recursos necessários à preservação da integridade dos colaboradores atingidos pelo incidente e apoio aos familiares das possíveis vítimas atingidas.

No momento, todas as equipes de segurança da cooperativa estão ativas colaborando com autoridades públicas envolvidas, visando minimizar efeitos desse lamentável evento.

Assim que todas as variáveis forem identificadas e apuradas as repercussões geradas pelo incidente, nova nota de esclarecimento será emitida pela equipe de gerenciamento de crise instalada nessa oportunidade."


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia