28/07/2023 às 13h49min - Atualizada em 28/07/2023 às 13h50min

Pouco sustentável? Depósito de carros elétricos abandonados é encontrado na China

AB Notícia News
Tudo Celular
Reprodução

Os carros elétricos tiveram um estreia tímida no mercado global e pouco a pouco conquistaram a confiança (e carteira) dos motoristas devido à maior sustentabilidade e economia em relação aos modelos a combustão. Alguns governos oferecem incentivos fiscais para os consumidores que optarem por modelos EV, com isso estimulando o crescimento da frota.

Entre as principais montadoras do segmento estão a Tesla, BYD, Volkswagen e Volvo, líderes mundiais na categoria que juntas venderam mais de 1,3 milhão de unidades em todo o mundo. Apesar de todos os benefícios dos elétricos, um criador de conteúdo mostra em vídeo o "outro lado da moeda" revelando um cemitério de automóveis na China.

 

O país asiático lidera em termos de produção e venda de veículos elétricos, oferecendo alguns subsídios estatais para montadoras que produzem esses modelos em território chinês. Esses incentivos, no entanto, podem estar fazendo com que algumas fabricantes elevem a produção a fim de receberem mais do Estado.

Essa hipótese foi levantada após o youtuber Winston Frederick, dono do canal "Serpentza", mostrar o que aparenta ser um depósito de carros elétricos supostamente abandonados. No vídeo é possível identificar carros das marcas BYD e Geely em ótimo estado de conservação, em alguns casos ainda com o plástico protetor que sai de fábrica com o veículo

 

Esses carros expostos diariamente ao Sol, chuva e demais condições climáticas podem rapidamente se tornarem problemas ambientais devido às baterias. As células de alimentação energética dos automóveis devem ser descartadas corretamente para evitar prejuízos ambientais por conta da natureza química de seu interior.

Neste caso em específico não há foco em sustentabilidade mesmo se tratando de carros elétricos. Segundo informações, nenhuma montadora ou governo chinês quiseram se posicionar sobre o assunto.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia