28/07/2023 às 10h28min - Atualizada em 28/07/2023 às 10h28min

Ônibus é incendiado e outro apedrejado em bairro de Salvador; moradores relataram arrastão e aulas foram suspensas

Crimes aconteceram na manhã desta sexta-feira (28) e são investigados pela Polícia Civil.

AB Notícia News
g1
Reprodução/Redes Sociais

Um ônibus foi incendiado e outro apedrejado por criminosos na manhã desta sexta-feira (28), na avenida Ulysses Guimarães, na altura da entrada do bairro Sussuarana, em Salvador. Por causa da situação, a Secretaria Municipal de Educação anunciou a suspensão das aulas. Por conta disso, quase mil alunos da rede municipal ficaram sem aulas.

Já a Secretaria da Educação do Estado (SEC) informa que as escolas estaduais no bairro abriram normalmente para o funcionamento das suas atividades.

 

Ainda segundo os moradores, o incêndio no veículo aconteceu momentos depois de um "arrastão" contra passageiros e pessoas que estavam no ponto do ônibus. Polícia Militar e Polícia Civil não confirmaram o 'arrastão'. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e apagaram as chamas.

A Polícia Militar também foi ao local e os casos foram registrados no Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos. A PM diz que realizou buscas após constatar o fato, mas ninguém foi preso.

 

Segundo os rodoviários, dois homens teriam saído de um veículo de cor prata e colocado fogo no veículo. A Polícia Civil investiga o caso e procura os suspeitos de terem cometido os crimes.

 

Por causa das situações, os ônibus do transporte público de Salvador pararam de circular até o final de linha do bairro de Sussuarana. O local foi transferido para o Centro Administrativo da Bahia (CAB), na frente do prédio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

No final de março e no começo de abril, ônibus também foram incendiados na mesma região. Na ocasião, as aulas também foram suspensas no bairo.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), três ônibus foram incendiados na capital baiana neste ano. Todos no bairro da Sussuarana.

 

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou que determinou à Polícia Militar o reforço das ações ostensivas na região. Acrescentou também que a Polícia Civil já colocou equipes em campo para buscar imagens e coletar depoimentos, com o objetivo de identificar os autores dos crimes

 

Segundo a Semob, os coletivos queimados faziam as linhas abaixo:

 

  • 0518 - CAB/Sussuarana x Engenho Velho de Brotas;

 

De acordo com a Semob, o primeiro ônibus, que fazia linha CAB/Sussuarana x Engenho Velho de Brotas, passava pela avenida Ulysses Guimarães por volta das 5h30, quando foi interceptada pelos criminosos. A empresa Ottrans foi acionada para retirar o veículo do local.

 

 

  • 207 - Itapuã x Narandiba.

 

Já a outra ocorrência envolveu um coletivo do Subsistema de Transporte Especial Complementar (Stec), conhecido como "amarelinhos", que fazia a linha Itapuã x Narandiba. Ele foi apedrejado no mesmo local, cerca de 30 minutos depois.

O veículo ficou danificado em várias partes e foi recolhido para a garagem. A gentes da Semob foram no local para acompanhar a situação.

 

Aulas suspensas

 

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) suspendeu as aulas de mais de 920 crianças que estudam em escolas do bairro, nesta sexta-feira. Conforme o órgão, o motivo é a sensação de insegurança causada na localidade por causa dos atos de vandalismo.

Veja abaixo a lista de escolas afetadas:

 

  • Eraldo Tinoco Melo - 280 alunos;
  • Santa Izabel - 180 alunos;
  • Acelino Maximiniano da Encarnação - 170 alunos;
  • CPP Sussuarana - 170 alunos;
  • CMEI Cecy Andrade - 120 alunos.

 

Já a Secretaria da Educação do Estado (SEC) informou que as escolas estaduais em Sussuarana abriram normalmente para o funcionamento das atividades.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia