21/07/2023 às 09h34min - Atualizada em 21/07/2023 às 09h34min

Marcos Do Val contradiz Bolsonaro e afirma à PF que trama golpista foi tratada em reunião no Alvorada

Senador prestou depoimento na quarta-feira (19) após apresentar controversas versões sobre o caso

AB Notícia News
CNN
REUTERS/Amanda Perobelli

O senador Marcos do Val (Pode-ES) prestou depoimento à Polícia Federal (PF) na quarta-feira (19) e contradisse a versão contada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aos investigadores na semana passada. Do Val afirmou que a trama golpista para gravar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, foi tratada na reunião que aconteceu em 8 de dezembro no Palácio da Alvorada. A CNN teve acesso ao conteúdo da oitiva.

O ex-presidente relatou em seu depoimento que na reunião não foi tratado sobre nenhum plano para gravar o ministro ou a prática de algum ato antidemocrático. Bolsonaro contou aos investigadores da PF que “nada foi falado sobre o ministro Alexandre de Moraes”.

 

Nesta quarta-feira, no entanto, o senador Marcos Do Val reafirmou aos investigadores que a trama golpista foi apresentada na reunião de dezembro. O senador relatou que o tema foi introduzido na conversa por Daniel Silveira, que propôs a Do Val, diante de Bolsonaro, gravar Alexandre de Moraes com o objetivo de invalidar as eleições.

O senador afirmou que o então presidente apenas ouviu a proposta e não se manifestou. A defesa de Jair Bolsonaro foi procurada pela reportagem para se pronunciar sobre a contradição nos depoimentos, mas ainda não se manifestou.

Do Val admitiu aos investigadores ter feito acusações infundadas contra Jair Bolsonaro atribuindo ao ex-presidente participação na trama golpista devido à pressão que sofria de parte do eleitorado e às ameaças que sua filha passou a sofrer (leia mais abaixo).

Este novo depoimento prestado por Do Val acontece após as diferentes e controversas versões apresentadas pelo senador ao longo dos últimos meses. Esta é a segunda vez que ele é ouvido pela PF, agora na condição de investigado no inquérito. Além dele, são investigados Jair Bolsonaro e Daniel Silveira.

A defesa de Do Val adotou ao longo das últimas semanas a estratégia de reverter a imagem de insanidade e de sandice atribuída ao senador desde que o caso foi revelado em fevereiro pela revista Veja por conta das diferentes e controversas versões apresentadas por ele.

Abordagem de Silveira e encontro com Moraes

Do Val relatou aos investigadores que a reunião realizada na residência oficial da Presidência da República no dia 8 de dezembro do ano passado foi idealizada e marcada pelo ex-deputado federal Daniel Silveira. A mesma versão foi contada pelo ex-presidente na semana passada. O senador afirma que foi procurado insistentemente por Silveira dois dias antes do encontro no Alvorada.

Às vésperas da reunião, de acordo com o senador, Silveira não quis adiantar o assunto que seria tratado com Do Val, apenas o afirmou que se tratava de algo importante. Do Val explicou aos investigadores que pensou tratar-se de algum assunto referente às eleições, isso porque Silveira utilizava as expressões “salvar o Brasil e ser o herói nacional”.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia