20/07/2023 às 13h47min - Atualizada em 20/07/2023 às 13h47min

“Não estou ofendido”, diz Boric sobre fala de Lula de que ele estaria nervoso na cúpula Celac-UE

Presidente do Chile foi criticado pelo líder brasileiro por sua posição no encontro sobre dificuldades dos países da América Latina em criticar a invasão russa da Ucrânia

AB Notícia News
CNN
Marcelo Hernandez/Getty Images

O presidente do Chile, Gabriel Boric, disse que não se sentiu ofendido com as declarações do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sobre a participação dele na cúpula CelacUE. O chileno falou ainda não haver diferenças substanciais entre ele e Lula.

“Não me sinto ofendido, estou tranquilo. Hoje, podemos ter diferenças em relação a isso [o posicionamento sobre a guerra na Ucrânia], mas a posição do Chile é uma de princípios e, nisso, acredito, temos que ser claros, não podemos deixar espaço para dúvidas”, declarou Boric nesta quarta-feira (19). “E não tenho dúvidas de que ambos buscamos a paz”, completou.

 

Lula havia afirmado que Boric “parecia um pouco mais nervoso do que os outros” presidentes durante o encontro dos 60 países membros da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia (UE), ocorrido no início desta semana.

“Provavelmente porque deve ter sido a primeira reunião que Boric participa da União Europeia com a América Latina, ele está um pouco mais ansioso do que os outros. Só isso”, comentou Lula na ocasião.

 

Durante a resposta, Boric ainda elogiou o líder brasileiro e comentou que outros líderes da América Latina também poderiam estar nervosos, já que também estavam, assim como ele, pela primeira vez em uma cúpula da Celac-UE. “A cúpula Celac-UE não acontecia há oito anos, portanto, acho que foi a primeira cúpula para muitos líderes”.

“Eu respeito e amo muito o Lula. Mas, se me perguntam se eu quero que a guerra acabe, sim, eu quero que a guerra acabe. E acredito que temos que ser muito claros ao dizer que esta é uma guerra de agressões inaceitáveis. Independentemente das posições que a gente pode ter em relação às presidências temporárias de um país ou de outro. O importante é que sejamos capazes de defender o direito internacional a todo custo”, finalizou Boric.

A resposta do presidente chileno foi dada após ele desembarcar na estação Lyon-Part-Dieu, em Paris, na França, a última parada de uma viagem internacional que vem fazendo. Boric foi questionado pela imprensa sobre alguns assuntos de interesse internacional, entre eles as recentes declarações do presidente do Brasil.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia