18/07/2023 às 20h10min - Atualizada em 19/07/2023 às 00h00min

Entenda por que novo centro de encomendas internacionais dos Correios deve beneficiar Viracopos

Abertura de complexo em Valinhos (SP), nesta terça, deve gerar novas rotas cargueiras comerciais para aeroporto em Campinas. Unidade é a quatra do Brasil e a primeira fora de uma capital.

G1
https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2023/07/18/entenda-por-que-novo-centro-de-encomendas-internacionais-dos-correios-deve-beneficiar-viracopos.ghtml

Abertura de complexo em Valinhos (SP), nesta terça, deve gerar novas rotas cargueiras comerciais para aeroporto em Campinas. Unidade é a quatra do Brasil e a primeira fora de uma capital. Novo centro dos Correios em Valinhos deve reduzir em até 2 dias tempo de entregas
A abertura de um Centro de Encomendas Internacionais dos Correios (Ceint) em Valinhos (SP) deve beneficiar o Aeroporto de Viracopos com acordos para novas rotas cargueiras comerciais, segundo a concessionária da estrutura. O complexo inaugurado nesta terça-feira (18) pela empresa federal irá alterar a logística de parte dos produtos importados, o que favorece o terminal em Campinas (SP).
O centro é o quarto do país e o primeiro localizado fora de uma capital. Os Correios começam a receber nesta unidade, a partir de 24 de julho, produtos diversos de até 5 kg, com origem em diversos países, incluindo roupas, eletrônicos e remédios, desde que as entradas sejam autorizadas no Brasil.

Centro de Encomendas Internacionais dos Correios em Valinhos
Fernando Pacífico/g1
?Como Viracopos será beneficiado?
Antes do novo complexo, as cargas importadas via Correios eram recebidas pelo Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo (SP). Os produtos classificados "não urgentes", conforme tipo de contrato entre fornecedor e destinatário ou modalidade da remessa, poderiam ser enviados aos centros dos Correios em Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ) para tratamento antes da volta ao estado de São Paulo.
Com a estrutura em Valinhos (SP), a demanda de até 900 km entre ida e volta deixa de existir e, com isso, as entregas podem chegar com dois dias de antecedência não apenas em cidades da região, mas também em outras regiões do Brasil, se não houver imprevistos relativos ao pagamento de tributos. O terminal na capital paulista e o Ceint de São Paulo seguem com demandas "urgentes".
? Novos acordos
Ao g1, o diretor comercial de Viracopos, Marcelo Mota, afirmou que a unidade da empresa federal permite reduzir custos expressivos de logística envolvidos, além de evitar demora na entrega.
"Essa rota pode ser muito mais otimizada. Nós temos o aeroporto de Viracopos aqui na porta, cerca de 24 km de distância, e essa carga pode chegar por aqui, vir para o centro de Valinhos e ser distribuído automaticamente no estado de São Paulo [...] Nós ainda estamos analisando todo todo esse impacto em termos de volumes, mas o comércio exterior tem crescido muito com carga de remessa expressa".
O diretor comercial de Viracopos, Marcelo Mota
Fernando Pacífico/g1
Para ele, o potencial da expansão de rotas aéreas está principalmente atrelado ao comércio eletrônico. Atualmente, Viracopos já recebe 40% de toda carga importada no país por meio do modal aéreo.
"Está muito concentrado na Ásia, então existe aí um potencial muito grande de aumento de rotas aéreas da Ásia, Oriente Médio, diretamente para o Brasil. Hoje nós temos em torno de 18 companhias aéreas internacionais operando em Viracopos [...] em torno de um terço são asiáticas", explicou Mota.
Segundo a concessionária, Viracopos tem 190 pontos de destino de cargas, e 200 áreas de origem no mundo. No primeiro semestre deste ano, o aeroporto movimentou 3.536 toneladas de remessas expressas, alta de 6,3% sobre as 3.325 toneladas de produtos no período de janeiro a junho de 2022.
LEIA MAIS
Viracopos fecha junho com maior nº de passageiros em viagens internacionais desde início da pandemia; fluxo de cargas diminui
Encomendas internacionais mais rápidas? Entenda como novo centro dos Correios deve reduzir em até 2 dias tempo de entregas
Correios inauguram em Valinhos primeiro centro de encomendas internacionais fora de capital
? Como é a estrutura?
O espaço com 44 mil m² fica na região do Macuco, às margens da Rodovia Anhanguera (SP-330), uma das principais do estado, e tem capacidade para receber até 60 mil encomendas por dia.
Apesar da inauguração nesta terça-feira, o funcionamento ocorre a partir de 24 de julho com 70 funcionários. Na primeira semana, a equipe deve trabalhar com quase 1 mil produtos por dia.
A equipe deve chegar a 120 trabalhadores até outubro, mês em que os Correios projeta receber entre 20 mil e 30 mil encomendas diariamente. Não há prazo para que a capacidade total seja efetivada.
Além de fiscalização da Receita Federal, podem ocorrer análises por equipes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Exército e Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro).
Área do Centro de Encomendas Internacionais dos Correios em Valinhos
Fernando Pacífico
?Localização estratégica
O posto fica a cerca de 20 quilômetros do Aeroporto de Viracopos, e com fácil acesso a outras rodovias importantes de São Paulo, como a Bandeirantes (SP-348), D. Pedro I (SP-065) e Santos Dumont (SP-075). Os Correios dizem que a unidade de Valinhos vai gerar impactos em todo país.
? Como era anteriormente?
Antes da abertura do complexo em Valinhos existiam três unidades de Ceint, que funcionam em Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). As encomendas que chegam do exterior são encaminhadas, via terrestre, do aeroporto a um dos centros. Lá, passam por serviços de fiscalização aduaneira e depois seguem para os centros de distribuição até chegar ao destinatário final.
? Haverá outras unidades no país?
Presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos afirmou que a previsão é de que mais centros de encomendas internacionais sejam instalados no país, incluindo a região Nordeste. Não há prazo.
"A ideia é que a gente construa outros. Há uma previsão de que a gente faça um no Nordeste, porque, se hoje quase 30% da nossa carga é para o Nordeste, então é muito mais racional que parte dessa carga fique diretamente no Nordeste", destacou.
VÍDEO: tudo sobre Campinas e Região
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região| em G1 / SP / Campinas e RegiãoCampinas e região| em G1 / SP / Campinas e RegiãoCampinas e região| em G1 / SP / Campinas e RegiãoCampinas e região| em G1 / SP / Campinas e RegiãoCampinas e região| em G1 / SP / Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas.

Credito G1



Fonte: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2023/07/18/entenda-por-que-novo-centro-de-encomendas-internacionais-dos-correios-deve-beneficiar-viracopos.ghtml


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia