13/07/2023 às 04h30min - Atualizada em 14/07/2023 às 00h00min

Agricultor denuncia cerca colocada por suposto grileiro em área do Cerrado: ‘Ele já veio preparado pra assombrar a gente’

O homem citado pelo Ministério Público como grileiro alega, no entanto, que um grupo ainda maior disputa as terras na região, inclusive com ameaças e disparos de arma de fogo.

G1
https://g1.globo.com/profissao-reporter/noticia/2023/07/13/agricultor-denuncia-cerca-colocada-por-suposto-grileiro-em-area-do-cerrado-ele-ja-veio-preparado-pra-assombrar-a-gente.ghtml

O homem citado pelo Ministério Público como grileiro alega, no entanto, que um grupo ainda maior disputa as terras na região, inclusive com ameaças e disparos de arma de fogo. Agricultor denuncia cerca colocada por suposto grileiro em área do Cerrado
As terras onde o agricultor Geraldo João Pessoa vive foram demarcadas pelo Instituto de Terras do Piauí (Interpi), que reconheceu a área como uma Comunidade Tradicional do Cerrado. No entanto, segundo ele, parte do terreno foi ocupado por outra pessoa, em um processo conhecido como grilagem.
"A cerca é dele, do grileiro, do João Augusto. Vem lá da fazenda dele, corre por aqui e liga no rio. Uma área que tinha aqui para baixo, ele já me proibiu e já tomou para ele. Ele já veio preparado para assombrar a gente, para assombrar mesmo", diz o agricultor.

O produtor rural explica como os grileiros costumam agir na região.
"Eles compram uma 'posse' bem pequena. Se a terra é uma área do estado, ele vai lá no cartório e manda fazer um documento. Por exemplo, ele compra uma 'posse' de 20 hectares e manda fazer um documento de 200, 500 hectares, crescendo a área. O documento começa a valer e, em alguns anos, se ninguém encostou nele, ele cresce de novo. Daí essa grilagem vira uma fazenda legal", conta.
O Profissão Repórter desta terça (11) flagrou casos de desmatamento em áreas disputadas por grileiros no Piauí e no Tocantins. O programa mostrou ainda como funciona a grilagem de terras, qual a relação da grilagem com o desmatamento e visitou comunidades tradicionais que sofrem com os impactos ambientais do desmatamento e com as ameaças.
Suposto grileiro reclama de grilagem
A equipe do Profissão Repórter adentrou na área onde João Augusto Philippsen se instalou. De acordo com o Ministério Público do Estado do Piauí, ele é um dos grileiros que tenta se apossar das terras. Segundo ele, a relação com as comunidades era boa até cinco anos atrás.
"De uns cinco anos para cá começaram a querer dizer que essas terras aqui eram de povos originários. Esse povo que se diz tradicional é quem chegou antes de mim, mas chegou de fora também. Eu não tenho conflito com ninguém, mas eles querem tomar a terra que seria do pessoal que comprou de fora, né?", relata.
João Augusto Philippsen nega que seja grileiro e diz que grupos poderosos agem na região.
TV Globo/Reprodução
Questionado sobre o nome dele estar em um processo por grilagem, ele diz não se considerar um grileiro.
"Eu sou um grileiro que não grila terra. (...) Olha onde é que eu tô. O que acaba acontecendo aqui é um faroeste, com grupos grandes colocando capangas", pondera.
João Augusto mostra o que seria marcas de tiro em sua propriedade e conta que existem grandes grileiros de olho nas terras da região, como o que seria comandado pelo grupo Euclides de Carli.
João Augusto mostra o que seriam marcas de um tiro de uma arma calibre 12 na porta de sua propriedade.
TV Globo/Reprodução
O promotor de Justiça do Piauí, Marcio Carcará, explica que o grupo citado teria um esquema de falsificação de documentos que garantiram, por décadas, a posse de terras na região.
"O De Carli atua nessa grilagem de terra na região há pelo menos 40 anos. É um grupo que, com base em procurações que, inicialmente, foram falsificadas em cartórios que, posteriormente, sofreram intervenção decorrente dessas falsificações, o grupo Euclides de Carli conseguiu, entre aspas, regularizar esses documentos. Posteriormente todas essas fraudes foram descobertas e o Ministério Público tem atuado incessantemente para tentar anular esses negócios jurídicos fraudulentos e o registro dessas propriedades, que foram realizados ao arrepio da lei", destaca.
Assista à íntegra do Profissão Repórter desta terça-feira (11):
Edição de 11/07/2023
Veja todas as reportagens do Profissão Repórter:

Credito G1



Fonte: https://g1.globo.com/profissao-reporter/noticia/2023/07/13/agricultor-denuncia-cerca-colocada-por-suposto-grileiro-em-area-do-cerrado-ele-ja-veio-preparado-pra-assombrar-a-gente.ghtml


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia