11/07/2023 às 08h44min - Atualizada em 11/07/2023 às 08h44min

Ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid depõe à CPI dos Atos Golpistas nesta terça

Militar será questionado sobre conteúdo com teor golpista encontrado no celular dele. Cid, que está preso em Brasília, foi autorizado a ficar em silêncio para não se autoincriminar.

AB Notícia News
g1
Adriano Machado/Reuters

Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cesar Barbosa Cid prestará depoimento nesta terça-feira (11) à CPI dos Atos Golpistas do Congresso Nacional.

Braço direito de Bolsonaro na Presidência da República, Mauro Cid deverá ser questionado pelos parlamentares sobre o conteúdo com teor golpista encontrado no celular do militar, que foi apreendido pela Polícia Federal em uma operação que levou à prisão do ex-ajudante de ordens.

Segundo a colunista do g1 Andréia Sadi, havia no celular de Cid um documento com instruções para que as Forças Armadas agissem após a derrota de Bolsonaro na disputa presidencial contra Lula.

 

Durante os quatro anos de Bolsonaro no poder, Mauro Cid era visto frequentemente com o presidente da República, em eventos públicos ou em agendas internas.

O depoimento de Mauro Cid à CPI deveria ter acontecido na semana passada, mas, como a Câmara dos Deputados decidiu dedicar a agenda da semana a projetos da área econômica (como a reforma tributária), as atividades das comissões foram suspensas para que o plenário se dedicasse à agenda da economia.

Com isso, o depoimento do militar foi adiado para esta semana.

 

Direito de ficar em silêncio

 

Os requerimentos que levaram Mauro Cid a prestar o depoimento desta terça-feira o colocaram tanto na condição de testemunha quanto na condição de investigado.

 

Há diferença nessas duas condições porque:

 

  • se for como testemunha: é obrigado a responder a todos os questionamentos;
  • se for como investigado: pode ficar em silêncio para não produzir prova contra si.

 

Ao analisar o pedido, a ministra Cármen Lúcia decidiu que Cid tem a obrigação de comparecer à CPI, mas pode ficar calado para não se autoincriminar.

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia