“É algo desafiador e disruptivo, visando reforçar a liderança da Fiat como marca da alegria, das cores e do otimismo. A Itália é o país das cores e, a partir de hoje, os carros da Fiat também. Queremos inspirar as pessoas a viverem com positividade, e essa será uma das missões do novo 600e, o elétrico para a família que será apresentado em 4 de julho”, afirmou Olivier François, CEO da Fiat e chefe global de marketing da Stellantis.
O executivo se refere ao novo SUV elétrico derivado do compacto 500e, que será feito na mesma plataforma de Peugeot e-2008 e Jeep Avenger e chega às lojas europeias no fim do ano.
Segundo informações prévias, o 600e deverá ser equipado com motor de 156 cv e 26 kgfm. E aparentemente não terá a opção de pintura cinza no catálogo. No dia 4 de julho é comemorado o aniversário de lançamento do 500, apresentado em 1957.
A decisão, porém, não deve afetar o Brasil. Consultada, a filial brasileira da Fiat afirmou que este não é um posicionamento para o país ou para a nossa região nesse momento, sendo uma definição apenas para a Europa.
O que pode ser um grande tiro no pé para a fabricante. Isso porque de acordo com um levantamento feito pela Axalta, uma das maiores empresas de tintas automotivas do mundo, a cor cinza foi a mais procurada por consumidores do mercado europeu em 2022, com 27% de carros vendidos nessa tonalidade. Na América do Sul, o cinza ocupa a terceira colocação, com 18%, atrás das cores branca (39%) e prata (19%).