26/06/2023 às 13h45min - Atualizada em 26/06/2023 às 13h45min

Carros populares: montadoras pedem mais dinheiro, e restam só R$ 80 milhões para programa acabar

Subsídio extra foi pedido pela Renault e pela Nissan; FCA Fiat Chrysler (que inclui a Jeep) segue como montadora que mais teve verba liberada

AB Notícia News
InfoMoney
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As montadoras pediram mais R$ 20 milhões ao governo federal para subsidiar a venda de carros “populares” (de até R$ 120 mil) nos últimos dois dias, e agora faltam apenas R$ 80 milhões para o programa de “desconto patrocinado” acabar — um indício de que o fim está bem próximo.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) já liberou R$ 420 milhões dos R$ 500 milhões disponíveis, segundo balanço atualizado na manhã desta sexta-feira (23). Os R$ 20 milhões a mais foram pedidos pela Renault e pela Nissan (R$ 10 milhões cada uma).

A FCA Fiat Chrysler (que inclui a Jeep) segue como a montadora que mais teve dinheiro liberado pelo governo: R$ 170 milhões (40% de todos os créditos tributários concedidos). A Volkswagen aparece na segunda posição (com R$ 60 milhões), e agora a Renault se isolou no terceiro lugar (R$ 50 milhões).

Peugeot/Citroën e Hyundai vêm empatadas na sequência (R$ 40 milhões cada uma), e a Nissan se igualou à General Motors – Chevrolet na sexta colocação (R$ 20 milhões cada uma). Na “lanterna” do programa estão as outras duas japonesas, Honda e Toyota (R$ 10 milhões cada uma).

A informação consta no painel do MDIC sobre a MP 1.175, do “desconto patrocinado” para a compra de veículos “sustentáveis”, atualizado às 8h55 desta sexta-feira (veja na imagem abaixo). Para as outras categorias, a verba liberada continua em R$ 140 milhões para ônibus (46% dos R$ 300 milhões reservados ao setor) e R$ 100 milhões para caminhões (apenas 14% dos R$ 700 milhões disponíveis).

O governo considera a Jeep como parte do grupo FCA Fiat Chrysler (junto com a Fiat) e a Peugeot e a Citroën como uma só montadora. Mas as quatro empresas fazem parte do mesmo grupo automotivo: a Stellantis. Já a General Motors (GM) do Brasil é a dona da marca Chevrolet.

 

O painel do MDIC tem dados produzidos e atualizados pela área técnica da pasta, com informações detalhadas do volume de recursos liberados pelo governo, das montadoras participantes e dos modelos e versões de veículos disponíveis — inclusive para caminhões e ônibus (clique aqui para acessar o painel).

Créditos tributários liberados pelo MDIC, de acordo com a MP 1.175 (que subsidia a compra de veículos sustentáveis):

  • Carros: R$ 420 milhões (84% dos R$ 500 milhões destinados à categoria);
  • Ônibus: R$ 140 milhões (46% dos R$ 300 milhões reservados);
  • Caminhões: R$ 100 milhões (14% dos R$ 700 milhões disponíveis).

Exclusividade para pessoa física

O governo federal decidiu nesta semana prorrogar por mais 15 dias a exclusividade para as pessoas físicas no programa. A medida frustou a expectativa de empresas e locadoras de veículos como a Localiza (RENT3) e a Movida (MOVI3), que aguardavam a liberação do governo, mas só poderão fazer parte do programa a partir de 6 de julho (se a verba não acabar até lá).

A prorrogação ocorreu em meio à alta procura dos consumidores pelos carros com “desconto patrocinado” do governo. O movimento nas concessionários chegou a mais do que triplicar na primeira semana de descontos, segundo a Fenabrave, e já há pressão para o governo ampliar a verba destinada para o programa.

 


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