25/06/2023 às 07h39min - Atualizada em 25/06/2023 às 18h03min

Músicos preservam cultura da sanfona de 8 baixos, símbolo da festa junina e do forró

Globo Rural foi até Pernambuco e Paraíba para entender como diferentes gerações evitam que legado nordestino seja extinto. Instrumento foi o primeiro que Luiz Gonzaga tocou, antes de fazer história na música.

G1
https://g1.globo.com/economia/agronegocios/globo-rural/noticia/2023/06/25/musicos-preservam-cultura-da-sanfona-de-8-baixos-simbolo-da-festa-junina-e-do-forro.ghtml
Globo Rural foi até Pernambuco e Paraíba para entender como diferentes gerações evitam que legado nordestino seja extinto. Instrumento foi o primeiro que Luiz Gonzaga tocou, antes de fazer história na música. Músicos preservam cultura da sanfona de 8 baixos, símbolo da festa junina e do forró
Por trás das músicas envolventes de festa junina está um instrumento tão importante que é considerado um dos "pais" do forró: a sanfona de 8 baixos.
Foi com esse instrumento que o lendário Luiz Gonzaga começou a tocar, anos antes de fazer história na música brasileira.

Mas, sem o interesse de novas gerações, esse instrumento está entrando em processo de "extinção", segundo os maiores músicos da modalidade.
O Globo Rural foi até Pernambuco e Paraíba para entender como diferentes gerações lutam para evitar que o legado nordestino desapareça.
Uma das pessoas que luta pela preservação do instrumento é Luizinho Calixto, um dos maiores músicos do Brasil e o principal instrumentista da sanfona em atividade.
Calixto criou o primeiro método de ensino da sanfona de 8 baixos, que ele aplica em suas aulas na Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande (PB). No Teatro Municipal da cidade, a reportagem acompanhou uma homenagem emocionante a Calixto.
Outro músico de expressão que aparece conserva a tradição do instrumento é Joquinha Gonzaga, sobrinho do sanfoneiro Luiz Gonzaga, o "Rei do Baião".
Os nordestinos também são pioneiros na cidade de Santa Cruz do Capibaribe (PE), onde existe a única orquestra do mundo formada exclusivamente por tocadores da sanfona de 8 baixos.
Confira a reportagem completa no vídeo acima.
Vídeos mais assistidos do Globo Rural

Credito G1



Fonte: https://g1.globo.com/economia/agronegocios/globo-rural/noticia/2023/06/25/musicos-preservam-cultura-da-sanfona-de-8-baixos-simbolo-da-festa-junina-e-do-forro.ghtml


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia