20/06/2023 às 14h01min - Atualizada em 20/06/2023 às 14h01min

Vara da Justiça responsável por Lava-Jato pode perder operação

13a Vara Federal de Curitiba pode cuidar apenas de processos previdenciários e perder exclusividade sobre Lava-Jato

AB Notícia News
O Globo
Geraldo Bubiniak / Agência O Globo

A 13a Vara Federal de Curitiba, responsável pelas ações da Lava-Jato na primeira instância, pode perder os processos da operação. A medida está sendo debatida pelo Tribunal Regional Federal da 4a Região (TRF-4), corte a qual a 13a Vara está vinculada, e a Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ).

A iniciativa foi proposta ao corregedor nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão, pelo próprio TRF-4. A área administrativa do tribunal regional estuda transformar a 13a Vara de Curitiba em uma área com competência de ações previdenciárias.

A leitura dos desembargadores é que o modelo de concentrar todos os processos da Lava-Jato em um só juiz, como ocorreu com Sergio Moro, não foi “salutar”. Com isso, as ações da operação seriam distribuídas para outras varas do tribunal.

A decisão, no entanto, só será tomada após o corregedor nacional de Justiça adotar as medidas cabíveis na inspeção que realiza na 13a Vara de Curitiba e no TRF-4. Na semana passada, Salomão esteve em Curitiba, onde ouviu juízes e funcionários da área. O processo de correição conduzido pelo CNJ foi iniciado após o então juiz titular da 13a Vara de Curitiba, Eduardo Appio, ter sido afastado.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia