09/06/2023 às 10h32min - Atualizada em 09/06/2023 às 10h32min

Taurina tem efeito antienvelhecimento e prolonga tempo de vida em 12%

Efeitos são observados por cientistas em ratos e macacos. A expectativa é de que os benefícios também sejam observados em humanos. A taurina é produzida pelo corpo humano e pode ser encontrada em carnes

AB Notícia News
Correio Braziliense
Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press
Os cuidados com o envelhecimento vão além de preocupações estéticas. Também estão ligados a questões de saúde. E uma substância produzida pelo corpo humano pode ajudar a atingir esses benefícios. Trata-se da taurina, também encontrada em alimentos como peixe, frango, carne vermelha e frutos do mar. Segundo uma pesquisa da Universidade de Columbia, em Nova York, esse aminoácido pode retardar o processo de envelhecimento em alguns mamíferos e prolongar a expectativa de vida saudável de camundongos em até 12%. A expectativa é de que, no futuro, os efeitos sejam confirmados em humanos

A equipe liderada por Vijay Yadav avaliou a quantidade de taurina na corrente sanguínea de camundongos, macacos e humanos e descobriu que os níveis do aminoácido caíam conforme a idade. As taxas em pessoas com 60 anos, por exemplo, eram de aproximadamente um terço das detectadas em crianças de 5 anos. "Não só descobrimos que os animais vivem mais, como também descobrimos que eles estão vivendo vidas mais saudáveis", afirma, em nota, Yadav.

 

Os cientistas montaram um grande teste, que começou com 250 camundongos fêmeas e machos com 14 meses de vida, o equivalente a 45 anos em idade humana. Todos os dias, metade dos animais era alimentada com suplementação de taurina e a outra metade, o grupo controle, recebia uma espécie de placebo. No fim do experimento de um ano, descobriu-se que o aminoácido aumentou a expectativa de vida média em 12% em ratos fêmeas e 10% nos machos. Para os animais, isso significa de três a quatro meses a mais de vida. Para humanos, sete ou oito anos.

Conforme o artigo, publicado na edição desta semana da revista Science, outros pesquisadores avaliaram a saúde das mesmas cobaias. Com 2 anos, 60 em idade humana, os animais suplementados eram mais saudáveis em quase todos os aspectos, quando comparados aos do grupo de controle. A substância suprimiu o ganho de peso ligado à idade em camundongos fêmeas, incluindo ratas na "menopausa", aumentou o gasto de energia, elevou a quantidade de massa óssea, melhorou a resistência e a força muscular, minimizou os comportamentos depressivos e ansiosos, diminuiu a resistência à insulina e fez com que o sistema imunológico tivesse uma aparência mais jovem.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia