08/06/2023 às 09h25min - Atualizada em 08/06/2023 às 09h25min

Antecedente de Emprego recua 0,4 ponto em maio, para 74,6 pontos, diz FGV

Em médias móveis trimestrais, IAEmp diminuiu 0,1 ponto, para 75,3

AB Notícia News
CNN
Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) caiu 0,4 ponto na passagem de abril para maio, para 74,6 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em médias móveis trimestrais, o IAEmp diminuiu 0,1 ponto, para 75,3.

“O IAEmp voltou a cair em maio e mantém sua oscilação em torno do patamar de 75 pontos. Depois de uma desaceleração mais forte no final de 2022, o indicador parece se manter estável em um patamar mais baixo”, avaliou Rodolpho Tobler, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

 

“O resultado sugere que o mercado de trabalho não deve retomar a tendência favorável observada em 2022, mas que também não deve ter pioras expressivas. A retomada da atividade econômica se torna fundamental para uma recuperação do emprego”, acrescenta.

O IAEmp sugere expectativa de geração de vagas adiante, quanto maior o patamar, mais satisfatório o resultado

 

O indicador é formado por uma combinação de séries extraídas das Sondagens da Indústria, de Serviços e do Consumidor, todas apuradas pela FGV. O objetivo é antecipar os rumos do mercado de trabalho no país.

Em maio, quatro dos sete componentes do IAEmp contribuíram negativamente para o resultado. Os piores desempenhos no mês foram dos itens Situação Atual dos Negócios de Serviços, que contribuiu com -0,6 ponto, e Tendência dos Negócios da Indústria, com -0,7 ponto.

Na direção oposta, o destaque positivo foi o componente de Emprego Local Futuro da Sondagem do Consumidor, que contribuiu positivamente com 1,0 ponto


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia