01/06/2023 às 11h16min - Atualizada em 01/06/2023 às 11h16min

'Não descarte nada', diz ex-chefe de agência chinesa sobre vazamento do coronavírus de laboratório

Hipótese de que o vírus causador da Covid teria escapado de uma instalação de Wuhan circula desde 2020

AB Notícia News
R7
REPRODUÇÃO/INSTITUTE OF MICROBIOLOGY CHINESE ACADEMY OF SCIENCES

A possibilidade de o vírus da Covid-19 ter escapado de um laboratório não deve ser descartada, disse à BBC Radio 4 George Gao, ex-cientista do governo chinês, o primeiro especialista relacionado às autoridades de Pequim a admitir essa probabilidade.

Gao, que era chefe dos CDC (Centros de Controle de Doenças) da China, desempenhou um papel fundamental na resposta à pandemia e nos esforços para rastrear suas origens
 

Até agora, o governo chinês rejeitou qualquer sugestão de que a doença se originou do laboratório chinês em Wuhan.

A teoria que circulou quando a pandemia estourou em 2020 foi que o vírus se espalhou naturalmente de morcegos para humanos, talvez por meio de outros animais, e que a origem estava em um mercado de Wuhan.

"Você sempre pode suspeitar de qualquer coisa. Isso é ciência. Não descarte nada", disse Gao.

Virologista e imunologista, Gao é atualmente vice-presidente da Fundação Nacional de Ciências Naturais da China, depois de se aposentar do CDC, no ano passado.

Gao também revelou que alguma forma de investigação formal foi realizada no Instituto de Virologia de Wuhan (WIV), um sinal, diz a BBC, de que o governo chinês pode ter levado a teoria do vazamento do laboratório mais a sério do que suas declarações oficiais sugerem.

"O governo organizou algo", disse ele, mas acrescentou que seu próprio departamento, o China CDC, não estava envolvido.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

A rede pediu ao cientista que esclarecesse se isso significava que outro ramo do governo havia feito uma busca formal no WIV, um dos principais laboratórios nacionais da China, conhecido por ter passado anos estudando o coronavírus.

"Sim", respondeu ele, "esse laboratório foi revisado duas vezes pelos especialistas da área."

Esta é a primeira admissão de que alguma investigação oficial foi feita, mas, embora o professor Gao diga que não viu o resultado, ele alegou ter "ouvido" que o laboratório recebeu um certificado de boa reputação.

"Acho que o resultado final é que eles estão seguindo todos os protocolos", relatou.

Saber como o vírus passou de morcegos para humanos tem sido um tanto controverso, porque havia duas possibilidades.

Uma é que o vírus se espalhou naturalmente de morcegos para humanos, talvez por meio de outros animais, e muitos cientistas dizem que o peso das evidências sugere que esse é o cenário mais provável.

Mas outros cientistas enfatizam que não há evidências suficientes para descartar a principal possibilidade alternativa: que o vírus infectou alguém envolvido em pesquisas destinadas a entender melhor a ameaça de vírus que ocorrem naturalmente.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia