25/05/2023 às 11h36min - Atualizada em 25/05/2023 às 11h36min

Brasil está entre 'os países mais atrasados' em política de drogas, diz criminalista

STF começou a julgar ação que discute se porte de drogas para uso pessoal é crime ou não. Em entrevista a Natuza Nery, Pierpaolo Bottini defende que decisão ainda é 'passo modesto' para o país.

AB Notícia News
g1
PRF

Quase oito anos se passaram desde que o STF começou a julgar uma ação que discute se o porte de drogas para uso pessoal é crime ou não. O julgamento deve ser retomado nesta semana com o voto de Alexandre de Moraes. Também faltam votar os ministros André Mendonça, Nunes Marques, Luiz Fux, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Rosa Weber.

Em entrevista a Natuza Nery, criminalistas apontam que a atual política de drogas brasileira vai na contramão da tendência mundial.

 

"A América Latina já está discutindo regulamentar o comércio desses produtos. Quando a gente olha para a América do Norte, nos Estados Unidos já existe a possibilidade de comprar algumas substâncias. Praticamente a Europa inteira já admite o uso", compara o criminalista Pierpaolo Bottini.

Ele avalia que uma possível descriminalização no Supremo ainda seria um passo modesto em relação a política de drogas.

"Vamos lembrar que não estamos falando de liberar o tráfico e nem te liberar o uso. A gente tá discutindo só tirar o direito penal do uso. Ou seja, nem o passo em favor de liberar está dado ainda", destaca o autor do livro "Porte de drogas para uso próprio e o STF".


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia