16/05/2023 às 21h14min - Atualizada em 17/05/2023 às 00h07min

Nova regra fiscal: o que acontece com o Bolsa Família e o salário mínimo se o governo não cumprir a meta?

Após alterações do relator, Cláudio Cajado (PP-BA), ficou decidido que a valorização do salário mínimo fica de fora da contenção de despesas, caso o governo não cumpra a meta. Já os aumentos para o Bolsa Família terão de ser submetidos ao Congresso.

G1
https://g1.globo.com/economia/noticia/2023/05/16/nova-regra-fiscal-o-que-acontece-com-o-bolsa-familia-e-o-salario-minimo-se-o-governo-nao-cumprir-a-meta.ghtml
Após alterações do relator, Cláudio Cajado (PP-BA), ficou decidido que a valorização do salário mínimo fica de fora da contenção de despesas, caso o governo não cumpra a meta. Já os aumentos para o Bolsa Família terão de ser submetidos ao Congresso. Nova regra fiscal: o que acontece com o Bolsa Família e o salário mínimo se o governo não cumprir a meta?
O relator da nova regra fiscal, deputado Cláudio Cajado (PP-BA), fez mudanças no texto apresentado pela equipe econômica. Após negociações de última hora, ficou decidido que a valorização do salário mínimo fica de fora da contenção de despesas, caso o governo não cumpra a meta. Já os aumentos para o Bolsa Família terão de ser submetidos ao Congresso.
Desta forma, caso as contas estejam no vermelho, o governo federal poderá reajustar o salário mínimo com aumento real, ou seja, acima da inflação.

Novo arcabouço fiscal: veja ponto a ponto do texto que deve ser votado na Câmara
Partidos da base do governo no Congresso querem aprovar regime de urgência para votar a regra nova de controle das contas públicas
Sobre as mudanças em relação do Bolsa Família, Cajado afirmou: “O presidente pode solicitar, através de mensagem do Congresso Nacional, o valor para poder acrescer ao Bolsa Família, com compensação”.
Nesta segunda-feira (15), Cajado afirmou que o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), deve pautar um requerimento de urgência para acelerar o andamento do texto na quarta (17).
O relator também diminuiu de 13 para nove, o número de despesas que estão fora da nova regra. Recursos para o pagamento do piso da enfermagem e repasses ao Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), por exemplo, vão estar sujeitos ao novo controle de gastos.
O que são as metas fiscais?
As metas fiscais são estimativas do governo sobre o que ele irá arrecadar e o que deve gastar durante o ano. Conforme o texto, será realizada uma avaliação bimestral de receitas e despesas.
Caso o governo não consiga zerar déficit em 2024 e ter superávit em 2025 e 2026, como proposto pelo governo no arcabouço fiscal, medidas serão acionadas e despesas contingenciadas.

Credito G1



Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/2023/05/16/nova-regra-fiscal-o-que-acontece-com-o-bolsa-familia-e-o-salario-minimo-se-o-governo-nao-cumprir-a-meta.ghtml


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia