Utilizar a internet, como uma ferramenta de trabalho e por meio dela desenvolver um negócio se tornou algo comum, que hoje abraça até
mesmo pessoas normais que utilizam para vender seus serviços e produtos digitais, como os chamados experts.
Por meio dessa divulgação online, cria-se uma tribo que é um público que acompanha o profissional, pois se identificam por inúmeros fatores, ao ponto de confiarem no que o mesmo anuncia, como o porta voz de uma marca.
As empresas, não utilizam apenas pessoas da grande mídia para divulgar seus produtos e serviços, os influenciadores digitais se tornaram aliados de grande valor, pois o seu nível de influência é muito maior e o que leva a boas conversões em vendas.
Um influenciador, pode ser contratado por empresas de diferentes ramos de atividade e irá se deparar com as mais variadas exigências, devendo ter a cautela de analisar antes de se comprometer, pois excessos existem.
No artigo de hoje, iremos analisar algumas práticas do mercado, exigências em contratos de publicidade e riscos para o influenciador.
Podem exigir exclusividade do influenciador?
Quando falamos de uma prestação de serviços por um influenciador ou até mesmo uma parceria, algumas exigências surgem com maior frequência.
Dentre elas, a exclusividade que deve ser elaborada de forma correta, veja um exemplo de como ela pode funcionar:
Imagine que Angela é uma influenciadora com milhares de seguidores e foi contratada para divulgar relógios da marca “Pan”.
Pan faz sucesso com o público jovem e converte em boas vendas, mas após o fim do contrato ele não é renovado.
Com o fim da parceria, Angela na semana seguinte ao fim da parceria, passa a divulgar a linha de relógios da marca “Ver lux”.
Essa ação, irá ocasionar grandes prejuízos a Pan, que investiu em Angela, confunde o consumidor. Por isso, a exigência de exclusividade faz sentido, para que durante o contrato ela não divulgue outras marcas que seriam concorrentes e após o fim do contrato se exige um prazo para que ela volte a fazer divulgações para novos contratos.
A exclusividade protege quem está contratando, mas o influenciador se beneficia, pois ele deve buscar a preservação de sua reputação e relação com o consumidor.
Veja, já possuímos casos em que famosos estiveram nessa situação e foram levados à justiça por descumprir a exigência do contrato.
É importante que antes de firmar novas parcerias os contratos sejam revisados, para não correr o risco de estar violando uma regra de um contrato em andamento, por isso contar com um advogado de sua confiança e especialista no assunto é importante, para que o mesmo analise e evite prejuízos financeiros ou danos a sua reputação.
O que é a cláusula de moralidade?
Quando falamos de proteção a reputação, em como a percepção do público é importante, as marcas e não só os influenciadores devem ter essas preocupações.
Um cancelamento, uma interpretação equivocada, pode ocasionar grandes prejuízos e uma mancha na reputação, sendo necessário um importante gerenciamento de crise.