08/05/2023 às 15h44min - Atualizada em 10/05/2023 às 00h04min

Estudantes da ETT atuam na Central de Atendimento da Dengue

Estagiários do curso técnico em Enfermagem colocam em prática os aprendizados da sala de aula e contribuem com o combate à epidemia em Joinville

SALA DA NOTÍCIA GRAZIELA JANAINA LINDNER DE SOUZA
www.ett.com.br
Divulgação ETT
O aprendizado “mão na massa” potencializa o conhecimento, prepara os estudantes para a realidade do mercado de trabalho e desenvolve habilidades necessárias para o exercício da cidadania e da responsabilidade social.
Certo de que esse é o melhor caminho para a formação profissional de qualidade, a Escola Técnica Tupy encaminhou sete estudantes do curso técnico em Enfermagem para a Central de Atendimento da Dengue montada na UniSociesc Campus Park, em Joinville.
A Central de Atendimento é uma parceria entre a Prefeitura de Joinville e a UniSociesc – instituição que integra a Ânima Educação, um dos maiores ecossistemas de ensino do país. No local são atendidos pacientes com suspeita de dengue, que tenham mais de 15 anos e que apresentem sintomas leves e moderados. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, da 8h às 17h, na rua Pref. Helmuth Fallgatter, 3.333, no bairro Boa Vista.

Segundo a coordenadora do curso técnico de Enfermagem da ETT, Shadya Koffke do Amaral, os estudantes do terceiro semestre do curso aproveitam a oportunidade para cumprir o estágio curricular supervisionado obrigatório. “Temos, atualmente, sete estudantes atuando nos turnos matutino e vespertino”, diz.
Entre as atividades realizadas na Central de Atendimento da Dengue pelos futuros técnicos em Enfermagem estão o acolhimento da população, orientações de saúde, procedimentos de triagem, checagem de sinais vitais, coleta de exames laboratoriais, punção venosa e administração de medicamentos.

Cidadania e responsabilidade social
As atividades desenvolvidas pelos estudantes na Central de Atendimento, explica a professora Shadya, são competências do técnico em Enfermagem previstas no Código de Deontologia da Enfermagem. Todos os estagiários da ETT são supervisionados pela enfermeira e preceptora de estágio Cristiani Bandeira Farias. No local, eles atuam em conjunto com alunos da graduação em Enfermagem, Biomedicina e Farmácia da UniSociesc.
“Ainda que o estágio na rede de atenção básica seja uma atividade curricular obrigatória, necessária para a formação técnica em Enfermagem, a atuação dos nossos estudantes na Central de Atendimento da Dengue incentiva a prática da responsabilidade social frente à epidemia que estamos enfrentando”, comenta a coordenadora.
Na avaliação de Shadya, a participação dos estudantes da ETT nas ações municipais de controle da doença e no atendimento à população contribui não apenas para a formação técnica, mas também para a formação humana dos futuros profissionais de Saúde. “Nossos estudantes já participaram de outras atividades e campanhas da Secretaria Municipal de Saúde de Joinville, como a vacinação contra a poliomielite no semestre passado.”

Formação por competências
O Plano Curricular do curso técnico em Enfermagem da ETT prioriza o aprendizado por competências. “Nosso método de ensino é integrado e composto por Unidades Curriculares, com ementas que visam à formação técnico-científica para assegurar um profissional qualificado e que desempenhe uma atenção segura”, detalha Shadya.
A coordenadora do curso explica ainda que a ETT entende como essencial a formação de competências e habilidades humanas para um atendimento humano e ético. Por isso, oferece as unidades curriculares de Vida e Carreira e Projetos de Extensão e mantém as aulas dos cursos técnicos no mesmo ambiente da graduação, como forma de estimular a vivência do trabalho em meio a equipes multiprofissionais e interdisciplinares.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia