06/05/2023 às 08h05min - Atualizada em 09/05/2023 às 00h06min

Especialista explica como a ansiedade foi a porta de entrada para os problemas emocionais de Lewis Capaldi

Cantor relata sua luta com ansiedade, síndrome do pânico e Tourette no documentário "How I'm Feelling Now"

SALA DA NOTÍCIA Redação
Redação
Reprodução Internet
Recentemente, foi lançado o documentário "How I'm Feelling Now", que mostra como o cantor Lewis Capaldi lida com graves questões emocionais e de saúde, como síndromes de pânico, ansiedade e Tourette. Segundo Alexander Bez, psicólogo especialista em Ansiedade e Síndrome do Pânico pela Universidade da Califórnia (UCLA), a ansiedade é a porta de entrada para outras síndromes: "A ansiedade é primeira condição clínica, que pode ser desenvolvida ainda na gestação ou adquirida no processo do pisco-desenvolvimento".

Em pessoas públicas, que são acompanhadas de perto por milhares de pessoas e vivem uma agenda de muitos compromissos, é ainda mais recorrente, pois vivem com o medo constante do julgamento alheio e são cobrados de serem sempre "perfeitos" em eventos e aparições. Essa alta frequência da agenda profissional de Capaldi, somada às síndromes de ansiedade, pânico e Tourette - distúrbio neuropsiquiátrico caracterizado por tiques múltiplos, motores ou vocais, fizeram com que o artista chegasse num ponto de ruptura: "Quando o último 'dique' de contenção emocional se rompe, a ansiedade se faz avassaladora e é preciso fazer o que ele fez, a suspensão das atividades", explica Bez.


A ansiedade requer cuidados contínuos e específicos: "Atualmente, o protocolo correto é a psicoterapia psicanalítica associada a ansiolíticos e, em muitos casos, a administração de betabloqueadores para controlar os picos de frequências cardíacas. Não há cura para síndrome do pânico e ansiedade, mas fazendo o tratamento correto, ele poderá retomar sua vida, do ponto de vista emocional". diz o especialista.

Após o controle da ansiedade, é fundamental que o tratamento não seja abandonado: "Quem já teve a primeira 'crise' de ansiedade, está mais suscetível a ter outras, que podem vir de forma mais agressivas. Por isso seguir com a medicação e terapia são fundamentais para que nada fuja do controle", finaliza

Alexander Bez (psicólogo e escritor) -  Atua há mais de 20 anos na psicologia e tem especialização também em Relacionamentos pela Universidade de Miami (UM), em Saúde Mental.


 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia