05/05/2023 às 14h40min - Atualizada em 06/05/2023 às 00h04min

Fábrica de plástico – quais são as matérias-primas e insumos utilizados?

O tanque de peixe com lona é uma das melhores opções para quem quer investir em piscicultura, um dos ramos que mais cresce dentro do agronegócio.

SALA DA NOTÍCIA Victor
Freepik

Quando falamos sobre fábrica de plástico, uma das dúvidas principais diz respeito a quais são as matérias-primas e os insumos usados para produzir esses itens.

Recentemente, a indústria do plástico passou por problemas por conta da falta dos insumos e também um aumento que houve nos custos das matérias-primas.

Sendo assim, é muito importante falar sobre esse tema para que as pessoas possam conhecer melhor sobre o que é usado para fabricar estes produtos tão importantes.

Isso porque vai ficar bem mais fácil entender como a indústria funciona e os problemas que elas podem enfrentar, de modo que seja possível superá-los quando acontecerem novamente.

Quer saber tudo sobre quais as matérias-primas e os insumos usados para fabricar plásticos? Então não deixe de ler este conteúdo até o fim!

Matérias-primas e insumos para as fábricas de plástico

As matérias-primas de fábricas de plástico que são mais importantes possuem produção nacional, entretanto, ¼ de toda a demanda desses materiais e insumos vem de fora do Brasil.

Um desses exemplos é o polietileno, um produto que é importado dos Estados Unidos, mais da metade do material usado na fábrica de plástico, e da Argentina, cerca de ¼ do total.

Um dos maiores problemas enfrentados pelas fábricas de plástico em relação às matérias-primas e insumos se deve à pandemia.

Com ela, ocorreu um grande desequilíbrio em relação à oferta desses materiais em todo o mundo, levando a uma oscilação para cima dos preços pagos pelos insumos.

Desta forma, é comum encontrar empresas sofrendo com a falta dessas matérias-primas, sem conseguir a quantidade que é suficiente para atender à demanda dos seus clientes.

Além do polietileno, o polipropileno (PP) e o PVC são outras matérias-primas para as fábricas de plásticos que têm apresentado redução na oferta tanto no Brasil quanto no mercado mundial.

As principais economias do mundo na atualidade, os Estados Unidos e a China, não estão conseguindo suprir o mercado com a produção desses insumos que compõem a cadeia dos plásticos.

Aliás, os EUA é não só o maior produtor, como o maior exportador de polietilenos, então a redução da produção e exportação do insumo afeta todo o mundo, de modo que o mercado brasileiro vem sofrendo bastante.

Em relação ao mercado nacional, o fornecimento dessas matérias-primas para as fábricas de plástico é concentrado e restrito, sendo que existe somente uma empresa fornecedora de PP e de PE no território nacional.

Tudo isso, então, tem gerado um grande problema em termos de fornecimentos para as fábricas de plástico brasileiras nos últimos tempos. 

Fontes alternativas de insumos para as fábricas de plásticos

Como foi mostrado até aqui, o PVC, o PE e o PP são os principais insumos usados nas fábricas de plásticos, mas existem muitos problemas em relação ao seu abastecimento.

Para a produção dos plásticos, são utilizadas muitas fontes de matérias-primas alternativas, além do próprio petróleo.

Algumas dessas fontes alternativas dos insumos para fábricas de plásticos são a cana-de-açúcar, o amido, o milho, além de que no caso do petróleo, ocorre a extração da NAFTA.

Todos esses produtos passam por um processo de transformação e levam à produção dos monômeros, como no caso da batata, da cana-de-açúcar e do milho, dos quais se produzem etanol e, daí, o etileno.

Já no caso da NAFTA, a mesma gera o etileno, o butadieno e o propileno, por exemplo.

O importante são aquelas fontes alternativas de insumos que geram polímeros diferentes dos já citados, como o PE e o PP, ou seja, eles geram as chamadas resinas biodegradáveis.

Dessa forma, nós temos então outras opções de matérias-primas e insumos que ajudam a suprir a falta daqueles tradicionais, caso do poliácido lático (ou PLA), do polihidroxibutirato (ou PHB), e do polihidroxibutirato (ou PVH).

Além desses, ainda é possível obter a produção dos plásticos de engenharias, caso do policarbonato ou PC, das poliamidas ou PA e do poliuretano ou PU.

A partir daí, esses insumos e matérias-primas são usados nas fábricas de plásticos e passam por processos para que possam originar os mais diferentes tipos de produtos.

É o caso das embalagens plásticas, que são alguns dos produtos mais populares do mercado, sendo usados em diferentes segmentos da indústria.

Conclusão

Como visto aqui, existem diferentes tipos de matérias-primas e insumos tradicionais que são utilizados dentro das fábricas de plástico para produzir os mais diversos itens.

Neste texto, mostramos como esses materiais passaram e ainda passam por problemas em relação à oferta no mercado, desde a pandemia, e assim há algumas opções alternativas, que também trouxemos aqui.

A partir de todos esses materiais, é possível produzir então os plásticos diversos, caso das embalagens plásticas, tão requisitadas no mercado, de forma geral.

O que achou do conteúdo sobre quais são as matérias-primas e insumos utilizados nas fábricas de plástico?


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia