03/05/2023 às 09h14min - Atualizada em 03/05/2023 às 09h14min

Jornalista opositor de Belarus detido durante voo é condenado a 8 anos de prisão

Roman Protasevich viajava para a Lituânia quando seu avião entrou no espaço aéreo de Belarus e foi forçado a pousar por ordem do governo.

AB Notícia News
G1
REUTERS/Stringer

O jornalista opositor do governo de Belarus, Roman Protasevich foi condenado a 8 anos de prisão nesta quarta-feira (3) acusado de cometer 1.586 crimes.


As acusações incluíam organizar tumultos em massa, preparar ações que violassem grosseiramente a ordem pública, pedir sanções contra Belarus, criar ou liderar um grupo extremista e conspirar para tomar o poder.


Em maio de 2021, o avião que levava Protasevich da Grécia para a Lituânia entrou no espaço aéreo de Belarus e recebeu uma ordem para pousar no aeroporto mais próximo. A ordem veio do governo nacional e ele foi detido naquele momento.

 

Oficialmente, o regime belarusso alegou que o desvio foi feito porque haveria explosivos a bordo. Nenhuma bomba foi encontrada.


Na ocasião, Protasevich foi preso junto de sua namorada, Sofia Sapega, que foi condenada a 6 anos de prisão durante um julgamento em maio do ano passado.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia