Uma noite para valorizar e debater uma posição difícil no futebol: de goleiro. A marca esportiva brasileira POKER promoveu, no Museu do Futebol em São Paulo, mais uma edição do evento Fala Goleiro, que reúne e homenageia atletas amadores e profissionais de todo país. A data escolhida foi em alusão ao Dia do Goleiro, comemorado nesta quarta-feira. Um dos participantes, o goleiro Weverton, do Palmeiras, contou sua história e o sonho realizado de defender a Seleção Brasileira com a marca que o apoia há 12 anos.
O goleiro, que começou a jogar no Acre, nunca imaginou vestir a amarelinha. “Sempre sonhei em mudar minha vida, mas nunca me imaginei vivendo tudo isso”, conta. Com a responsabilidade de guardar o gol, Weverton dá uma dica especial para quem tem o sonho de ser goleiro: “A primeira coisa que um goleiro precisa ter é a mente forte. Todos vão errar, só não erra quem não joga, e cada vez que você aumenta o nível, aumenta também a pressão. Então é preciso estar preparado para enfrentar essas situações”, explica. O arqueiro também fala sobre estudo e preparação. “Eu comecei em um tempo que goleiro só defendia baliza, e estou vivendo um tempo que o goleiro tem que ser mais do que goleiro: tem que ser líbero, tem que iniciar jogadas”, aponta.
UM EVENTO PARA TODOS OS GOLEIROS DO PAÍS
O diretor de Negócios da POKER, Fredi Cauduro, fala sobre o propósito da marca. “Nós não vendemos material esportivo, nós vendemos saúde. A POKER tem orgulho de ser uma marca genuinamente brasileira com DNA de família. Quando você faz com o coração, você faz diferente”, conta.
Já para o diretor de Marketing da empresa, Rogério Cauduro, esse momento de enaltecer goleiros amadores e profissionais é muito importante. “A empresa se mantem líder entre os atletas profissionais da elite brasileira, e a gente entende que momentos como esse fazem a diferença entre as pessoas”, ressalta. “O profissional de alta performance nos ajuda a aperfeiçoar cada vez mais nossos produtos”.
FUTEBOL FEMININO EM DESTAQUE
Nos últimos anos, o futebol feminino tem ganhado cada vez mais espaço entre os torcedores e a imprensa. A POKER foi a primeira marca a patrocinar goleiras no país. Para homenageá-las, duas atletas também foram convidadas para falar sobre seu dia-a-dia e os desafios da profissão: a goleira Karen, do Ferroviárias, e a goleira Bárbara, do Flamengo.
Karen contou sobre a carreira e a realização de entrar em campo defendendo a camisa da Seleção Brasileira. “É um momento em que tudo que você sonhou se concretizou”, relembra. “Ser goleiro é ir do céu ao inferno em questão de segundos. Enquanto alguns dormem, nós treinamos e buscamos a evolução”.
Já Bárbara, que defendeu a Seleção em quatro Olimpíadas e quatro Copas do Mundo, fala sobre as atuações e o sonho realizado. “Você sair de um jogo aplaudido depois de uma boa atuação é muito prazeroso. Hoje eu já cheguei a 52 jogos sem tomar gol em partidas pelo Brasileirão”, comemora. A atleta ainda compartilhou os desafios em ser atleta profissional e a faculdade de Enfermagem. “Foram 10 meses longe dos gramados para minha residência, depois de seis anos chegando cansada dos jogos e correndo para minhas aulas noturnas, mas a gente sempre tem que ter um objetivo a mais”, explica.
SOBRE A POKER
Desde 1986, a fabricante de materiais esportivos com sede em Montenegro/RS, é líder na fabricação e comercialização de luvas para goleiros de futebol. Atualmente, a empresa possui nove linhas divididas em natação, mochilas, luvas, futebol, bolas, bike, ginástica, funcional e acessórios, atendendo todo o Brasil e já atuante em outros países.
Com a meta de crescimento do volume de vendas, a empresa aumentou a sua capacidade de estoque e armazenamento em 300%. Esta ação faz parte da visão de ampliação do mercado consumidor, da expansão nacional e do projeto de internacionalização da marca que pretende atuar nos países da América Latina até o fim de 2026. Atualmente, a POKER já está consolidada no Chile, Paraguai e Uruguai. E o trabalho de implantação da mesma está concentrado na Argentina, Colômbia e Equador.