26/04/2023 às 13h39min - Atualizada em 28/04/2023 às 00h03min

Infectologista fala sobre a importância da vacinação para combater a gripe

A gripe é causada pelo vírus influenza e pode se manifestar em doença mais grave com necessidade de hospitalização em pacientes de maior risco

SALA DA NOTÍCIA PAULA BATISTA
Pixabay
O outono chegou e, com ele, os problemas respiratórios aumentam nas épocas mais frias do ano. Para evitar os problemas comuns dessa época, como a gripe (influenza) é importante estar com a vacinação contra o Influenza e demais doenças respiratórias  em dia. “O objetivo da imunização é reduzir a chance de infecção, contribuir para uma menor circulação do vírus da gripe e demais patógenos e evitar complicações, como pneumonia e necessidade de internamento hospitalar, principalmente, em idosos e portadores de doenças crônicas”, explica o infectologista do Pilar Hospital, em Curitiba (PR), Dr. Eduardo Ditzel CRM22822PR RQE 21944.
            Por isso é fundamental que todas as pessoas procurem estar vacinadas para todas as doenças respiratórias imunopreveníveis antes do início do inverno, como Influenza e COVID-19, por exemplo. Alguns grupos de pessoas tem o direito de receber a vacina contra Influenza e contra Pneumococo (bacteria causadora de pneumonia) pelo SUS e devem procurar o posto de saúde mais próximo para garantir sua imunização. Aqueles que não se enquadram nos grupos de maior risco e, portanto, não tem a gratuidade dessas vacinas, devem procurar seu médico e completar seu esquema vacinal em clínicas privadas de imunização.
            O infectologista explica que a vacina contra a gripe deve ser tomada anualmente. “A vacina contra a influenza é anual, porque existe uma sazonalidade da circulação do vírus e as cepas podem mudar de um ano para o outro. Assim, a vacina oferecida este ano está preparada confirme os vírus que estão em circulação e a proteção é potencialmente maior. Essa vacina é diferente de outras vacinas que conferem imunidade mais duradoura e cujos vírus não se alteram tanto, como a vacina tríplice viral e as das hepatite, por exemplo”.

            Muitas pessoas têm receio de tomar a vacina e adquirir a gripe. O especialista explica que “A vacina não transmite a doença, mas os sintomas de reação adversa habituais da vacina, como mal estar, mialgia e febre baixa, podem ser confundidos com uma infecção. Alem disso, a vacina do influenza previne a Gripe, uma doença mais grave, mas não evita o resfriado comum, que se manifesta com sintomas mais leves. A vacinação é fundamental porque estimula a imunidade e previne infecções respiratórias mais graves, como pneumonia viral pelo influenza e suas complicações, como pneumonia bacteriana, por exemplo”, comenta.
            A gripe é causada pelo vírus Influenza e seus sintomas incluem febre, tosse, falta de ar, dores no corpo e cansaço. “A vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra as donas respiratórias e óbitos, além de contribuir para a redução da circulação do virus na população, especialmente, nos indivíduos com comorbidades e maior risco”, ressalta o infectologista.
            Além de manter a vacinação em dia é importante seguir algumas medidas de prevenção para reduzir o risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, especialmente as de grande infectividade, como o vírus da gripe e do COVID-19:
 
  • Use máscara sempre que tiver sintomas respiratórios
  • Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, principalmente, antes de consumir algum alimento;
  • Utilize lenço descartável para higiene nasal;
  • Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
  • Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Mantenha os ambientes bem ventilados;
  • Evite contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
  • Evite aglomerações e ambientes fechados (procure manter os ambientes ventilados);
Adote hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia