28/11/2019 às 10h14min - Atualizada em 28/11/2019 às 15h12min

Pilates traz benefícios para a saúde e bem-estar dos homens

A musculação, ao contrário do que muitos pensam não é a única forma de conseguir um corpo definido. Uma alternativa para quem busca esse objetivo é praticar pilates, porque trabalha o corpo como um todo, tonifica os músculos além de melhorar a qualidade da respiração.

DINO
https://www.instagram.com/tatianedarinistudio/
Tatiane Darini


A musculação, ao contrário do que muitos pensam não é a única forma de conseguir um corpo definido. Uma alternativa para quem busca esse objetivo é praticar pilates, porque trabalha o corpo como um todo, tonifica os músculos além de melhorar a qualidade da respiração. Apesar de ainda ser muito procurado por mulheres, essa realidade está mudando e seus benefícios são percebidos por todos os gêneros, por isso, ele não só pode, como deve ser praticado pelos homens.

O pilates pode ser ainda mais desafiador quando utiliza o próprio peso corporal exigindo força muscular e estabilização do "core", trabalhando o corpo de forma integrada. "O preconceito é frequente em pessoas que pensam que a atividade física precisa ter muito peso, mas o método pode ser tão intenso quanto qualquer outro", revela fisioterapeuta Tatiane Darini, diretora da Tatiane Darini Studio.

Um ponto positivo do pilates para os homens é a possibilidade de melhorar o rendimento em outras atividades como o futebol, tênis, musculação e muitas outras. A especialista conta que o método auxilia ainda na prevenção das estruturas musculo-esqueléticas podendo evitar lesões e aumentar a resistência física. Também atua no aumento da consciência corporal ao realizar os movimentos de forma consciente e com o auxílio da respiração.

Além disso, é uma oportunidade para aliviar o estresse da rotina diária para quem trabalha mantendo uma mesma postura por várias do dia. Nas sessões de pilates o trabalho conjunto da respiração, concentração e centralização(recrutamento dos músculos centrais) faz com que os exercícios sejam realizados de forma consciente e livres de compensações. Um momento completo que unido ao relaxamento, se torna tudo o que você precisa em apenas uma única atividade, comenta a especialista.

Uma principais queixas de quem procura a prática do método é reduzir as dores nas costas. Por isso, o fisioterapeuta é o profissional responsável por aplicar exercícios para fortalecer ou alongar a musculatura de acordo com a necessidade de cada um, além de tratar eventuais patologias.

O pilates não tem contraindicação e deve ser realizado por no mínimo duas vezes por semana. O Tatiane Darini Studio fica na Avenida Califórnia, 538 - Sl. 205 em Ribeirão Preto. Mais informações pelo telefone (16) 99735-1015.



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