21/04/2023 às 08h56min - Atualizada em 21/04/2023 às 08h56min

Tecnologia de ponta ajuda a precificar imóveis em SP .

Inteligência artificial, ‘machine learning’ e algoritmos ajudam imobiliárias a localizar, avaliar e valorar imóveis com precisão, dando liquidez aos estoques

AB Notícia News
Valor/Globo
CIFOTART/GETTY IMAGES
A adoção de ferramentas de tecnologia avançada para localizar, avaliar e precificar imóveis é a nova tendência na gestão das imobiliárias de alto padrão em São Paulo. Mapas digitais e “dashboards” interativos apresentam dados em tempo real sobre ativos disponíveis, estoques, valores médios e variação de preços conforme a localização.

O objetivo é qualificar a tomada de decisão de investidores, compradores, vendedores, incorporadores e locadores de imóveis, conforme o interesse individual no negócio. Sobretudo, ajuda a definir os preços dos imóveis com base na análise de dados, aumentando a liquidez.


De sua sala de trabalho no bairro do Jardim América, em São Paulo, Marcello Romero, CEO da Bossa Nova Sotheby’s, consegue saber no “dashboard” inteligente desenvolvido pela própria empresa quantos apartamentos acima de R$ 5 milhões existem disponíveis hoje na cidade — mesmo aqueles não cadastrados em seu portfólio. O filtro também pode ser por bairro, por rua ou por empreendimento.

“O programa Cidade Virtual informa não apenas as oportunidades, mas o valor de cada uma delas, as características do condomínio e até o nível de qualidade dos acabamentos”, explica o executivo, que investiu R$ 10 milhões na ferramenta.

A experiência é diferente para cada tipo de “stakeholder”. O investidor, por exemplo, consegue saber o percentual exato de rentabilidade dos apartamentos na região escolhida. Já o incorporador pode descobrir se há demanda para o produto que pretende lançar, o nível do estoque e a tendência de preços.

O sistema ajuda a dar valores mais reais aos bens — quase sempre abaixo do pedido pelo proprietário. “Com a ajuda do programa, mostramos em quanto tempo ele conseguirá recuperar o desconto dado e em qual tipo de aplicação”, afirma.






 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia