19/04/2023 às 10h00min - Atualizada em 20/04/2023 às 00h04min

Mulheres na Liderança: 55% dos diretores da Adecco são do gênero feminino

A empresa emprega 332 colaboradores, dos quais 79% são mulheres, o que reforça a preocupação da consultoria com diversidade e equidade de gênero

SALA DA NOTÍCIA Mariana Braz
Adecco - Divulgação

São Paulo, abril de 2023 – Temas relacionados às mulheres ganham atenção especial durante o mês de março. Ao falar de mercado de trabalho, o assunto gera ainda mais discussões, especialmente quando está relacionado a gestão de grandes empresas. Porém, liderança feminina é uma pauta para além do dia 08 de março. Por isso, a Adecco, atua para que, tanto internamente, quanto com seus clientes, a equidade de gênero esteja sempre presente nas decisões do dia a dia.  

Na Adecco Brasil, o quadro de funcionários conta com 332 colaboradores dos quais 79% são do gênero feminino. Já entre os diretores, 55% são mulheres, o que reforça a preocupação da empresa em ter profissionais mulheres em todos os níveis hierárquicos.  

“Nós trabalhamos com pessoas e sabemos que um quadro diverso amplia nosso poder de atuação. Não podemos entregar aos nossos clientes algo que não praticamos, por isso, temos esse olhar voltado para contratação, reconhecimento e promoção dos nossos colaboradores, focando em equidade de gênero e em diversidade no geral”, afirma André Vicente, CEO da Adecco Brasil.  

Veja o que algumas das profissionais atuantes na liderança da Adecco têm a dizer sobre a equidade de gênero na companhia e no mercado de trabalho: 

 

Bianca Machado, Diretora de Talent Solutions, Adecco RPO & Pontoon  

“Ao longo da minha carreira não foram poucas as vezes que me deparei sendo a única mulher em uma sala repleta de líderes. Atualmente, nosso board apresenta mais de 50% de mulheres incríveis, demonstrando na prática as nossas iniciativas de equidade de gênero, não apenas no Brasil, mas pelo mundo afora. Nossa responsabilidade social é latente e presente em cada time. A frente de um time com mais de 100 pessoas, a liderança feminina predomina para que tenhamos cada vez mais equipes diversas e de alta performance. 

Falando do mercado de trabalho, segundo recentes pesquisas, a equidade de gênero se tornaria realidade em 135 anos. Entretanto, o mercado tem evoluído muito e nos últimos 10 anos, as empresas sendo cada vez mais responsáveis trazendo iniciativas robustas para reduzir a desigualdade/discriminação no mundo corporativo. No Brasil e no mundo. Todavia, apesar de todos os avanços, nossa jornada é longa para assegurar uma verdadeira voz para as mulheres no país. Ainda ocupamos menos de 10% das cadeiras do Congresso e temos participação reduzida em cargos de gestão nas empresas privadas. Em geral, a remuneração das mulheres é mais baixa do que a dos homens nas mesmas posições. 

Diversos estudos apontam que a inclusão das mulheres na atividade econômica representaria um aumento de trilhões de dólares ao PIB mundial. É um tema que deve ser tratado com a devida urgência e precisamos evoluir, todos os dias”.  

 

Gabriela Mative, Diretora da Unidade de Staffing da Adecco Brasil  

“A Adecco é uma empresa predominantemente feminina. Temos um grupo enorme de mulheres na liderança, média gestão, cargos de base. Isso reflete em como podemos atuar junto aos nossos clientes, pois, estamos falando de uma empresa que tem participação social gigantesca no que diz respeito a empregabilidade. Nós temos acesso ao mercado e à grandes marcas empregadoras, sendo assim, nós podemos ser um agente positivo e influenciador quando o assunto é diversidade e inclusão. Como equidade de gênero é algo importante para nós e que faz parte da nossa realidade como empresa, nós conseguimos apoiar grandes marcas na conscientização do quanto essa pauta é importante e relevante para a sociedade.  

Já falando de mercado de trabalho no geral, ainda vemos que há muito o que evoluir nesse sentido. Hoje se fala muito sobre mulheres no poder e ocupando cadeiras de liderança, mas ainda existe uma diferença importante, principalmente salarial, quando falamos do público feminino. Além disso, a gente tem dificultadores significativos: a mulher é uma executiva, mas ela também tem responsabilidades com a casa e com os filhos. A demanda é muito grande e o que se é esperado da mulher vai além do trabalho. Elas têm muitas frentes para administrar e com pouco cuidado do seu empregador. Eu diria que são poucas as organizações que olham para isso com o cuidado devido e que procuram aliviar a sobrecarga da mulher, ajudando-a a encontrar um equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.” 

 

Sobre o Grupo Adecco    

Líder mundial em Recursos Humanos, a Adecco possui 5,5 mil escritórios em 60 países, proporcionando empregos a 700 mil pessoas e oferecendo serviços a mais de 100 mil empresas. Na América Latina, a empresa opera com 3 mil colaboradores em suas filiais presentes oito países e conta com sete milhões de cadastros em sua base de dados. O Grupo conta com quatro marcas presentes no Brasil: Adecco, Spring Professional, Pontoon Solutions e LHH. O Grupo faz parte da lista 500 da Fortune Global e está cotado na bolsa de Zurique. O Grupo Adecco apresenta uma estrutura mundial orientada para a prestação de um serviço integrado na área dos Recursos Humanos, com o compromisso de um desenvolvimento contínuo de soluções eficazes e competitivas para os seus clientes.     

  

Contato para imprensa      

 H+K Strategies  

[email protected]   

Mariana Braz – (11) 91176-8457  

Andrea Farias – (11) 99313-3112  

 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia